jleitao

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Fernando António Lopes Leitão Correia

Data de nascimento:
2/10/1958

Naturalidade:
Faro

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Nasci em Faro onde vivo. Frequentei a escola pública, e no Liceu com 16 anos, vivi o 25 de Abril de 1974, numa altura em que a grande preocupação da nossa geração era a guerra colonial. Guerra terminada e liberdade conquistada, logo nesse ano ajudei a criar a Associação de Estudantes. Aos 18 anos rumei a Lisboa frequentando,no ISCTE e ISEG o curso de Economia, que não me motivou. Voltando a Faro, dirigi o Cineclube de Faro (1976/96) com muitos amigos e amigas, e dediquei-me à animação cultural, tendo sido técnico dos serviços regionais de juventude (o então FAOJ) e organizado muitas acções de apoio ao associativismo. Em 1987 fui seleccionado e frequentei, até 1990, uma acção de formação de Agentes de Desenvolvimento Regional (Programa JADE, com o PNUD da ONU,OIT e CCDRs) onde tivemos o privilégio de ter como responsáveis e formadores pessoas como o Prof. António Sampaio da Nóvoa, Alberto Melo, Fernando Cabrita e Miguel Portas, entre muitos outros. Lancei depois (1990/1992) com mais 7 sócios,um jornal regional, O Meridional. De 1996 a 2012, trabalhei na Agência de Desenvolvimento local que depois passou a empresa municipal, com a consequente partidarização da sua administração. Participei em duas candidaturas independentes para a autarquia, em 1993, com o Partido da Terra e 2005 com Bloco de Esquerda a que aderi em 2008 e até 2014. Dinamizo desde 2007 o grupo cívico Tertúlia Farense. Subscrevi em Novembro a candidatura Livre/Td A e colaboro na sua organização no Algarve.

Apresentação da candidatura
Vivemos um tempo de urgência em que é necessário pôr cobro à política de austeridade e empobrecimento que tem vindo a destruir o país e que diariamente nos retira a esperança de um futuro melhor para todos e todas. O Congresso Democrático da Alternativas de 5 de Outubro de 2012 e agora a candidatura Livre/tempo de Avançar enunciam um conjunto de medidas políticas visando “Avançar Agora para Recuperar o Futuro”.:. Recuperar a Economia, Respeitar o Trabalho, Redistribuir o Rendimento, Relançar o Desenvolvimento, Respeitar as Pessoas, Requalificar o Território,Regene nar a Democracia. Revejo-me neste 7 Rs e construindo uma Agenda regional aqui no Algarve para todos eles, poderemos ir de encontro às pessoas. As questões ambientais, da cultura, do modelo de desenvolvimento e a regionalização serão certamente áreas onde o contributo do Algarve poderá ser importante para o programa nacional. Também o nosso cosmopolitismo poderá ajudar a pensar a participação política na Europa e na questão candente da Emigração, com as tragédias do Mediterrâneo em contraponto com a xenofobia que grassa em muitos países da União Europeia. Mais recuperação económica, Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Sustentabilidade, Mais Solidariedade precisam-se. Temos pois todos que Avançar. É esse o meu imperativo de consciência e a razão de me candidatar e trabalhar com a dezena de companheiras e companheiros que se apresentam com o Círculo do Algarve em 1º lugar. Com a participação de todos os outros que irão também ajudar.

Áreas de intervenção preferenciais
Ambiente e qualidade de vida. Desenvolvimento local e regional, Associativismo , Participação e Intervenção cívica,Planeamento e gestão do território. Regionalização..

Como pensa interagir com os eleitores?
Criar uma estrutura do tempo do Livre/tempo de Avançar no Algarve que de forma descentralizada e inovadora promova o debate e interacção com os cidadãos. Com sessões públicas, ouvindo e prestando contas do trabalho realizado e identificando quais as propostas dos cidadãos que devem merecer prioridade na nossa acção política, dada a urgência do tempo em que vivemos. Participação nas várias redes sociais e de comunicação e utilização regular das novas formas ferramentas tecnológicas.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Faro

No Facebook:
No Twitter:
Site pessoal ou blog:

Proponentes de Fernando Leitão Correia