DSC01736_crop

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Waldir Spencer Pimenta Lima

Data de nascimento:
2/16/1986

Naturalidade:
Cabo Verde

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Fundamentalmente, sou uma pessoa que não se conforma com as coisas que não estão bem à minha volta, especialmente se justificadas apenas pelo status quo. Defendo firmemente o debate sério, racional, e focado na procura de soluções, e sigo essa filosofia tanto nos meus projetos a médio e longo prazo, como no dia-a-dia. É minha firme convicção que a ação coordenada, responsabilidade distribuída, cooperação e consenso são as maiores ferramentas para efetuar mudança e combater o espírito derrotista e individualista disseminado na cultura contemporânea que, mais do que forças oponentes, é o que atrasa o progresso social e tecnológico.

Apresentação da candidatura
Ao longo dos anos, tenho procurado efetuar mudança nos contextos em que me envolvi, nomeadamente através da participação (e em vários casos, co-criação) de vários movimentos, desde associações de estudantes a projetos open source. Mas reconheço que mudanças mais significativas na sociedade dependem da modernização de estruturas e processos no sentido da adoção de princípios de justiça social, colaboração e participação cívica com poder real de decisão; e para tal, acredito que a ação política será o caminho mais eficaz.

Áreas de intervenção preferenciais
– Economia digital: contribuir para a adoção de medidas que estimulem, em vez de combater, a transição em curso para uma economia digital, que se fundamenta na natureza não-rival dos bens digitais, e que se tem manifestado primariamente na proliferação de projetos de código aberto, produção descentralizada de conteúdo, e fenómenos de partilha por pares. – Rendimento Básico Incondicional: fomentar a discussão séria dos efeitos da condicionalidade nas transferências sociais, da validade contemporânea do modelo económico (e ética de trabalho) da era industrial, e da intenção genuína de erradicação (e não apenas “gestão”) da pobreza e da precariedade. Promover projetos capazes de gerar evidências relevantes para esse debate.

Como pensa interagir com os eleitores?
Já participo frequentemente em (e até contribuo na organização de) discussões públicas sobre diversos tópicos de importância social, e pretendo manter-me disponível, quer fisicamente quer por meio das diversas ferramentas digitais de comunicação e coordenação, para interagir diretamente com os cidadãos, bem como procurar conhecer as necessidades e opiniões da comunidade.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Braga.

No Facebook:
No Twitter: http://twitter.com/waldyrious
Site pessoal ou blog: http://waldyrious.github.io

Proponentes de Waldir Pimenta