Regulamento para a eleição dos representantes dos círculos eleitorais no Conselho da candidatura cidadã Tempo de Avançar
  1. A composição do Conselho da candidatura cidadã Tempo de Avançar completa-se com a eleição das representações, uma por cada um dos 22 círculos eleitorais nacionais.

2. Cabe à Mesa do Conselho, com informação para o Conselho, abrir até 15 dias antes da realização da 2.ª Convenção do Tempo de Avançar, período de candidaturas para representação de círculo eleitoral sempre que um círculo eleitoral satisfaça as seguintes condições:

a) Alcance número de subscritores definitivos superior a 30.
b) Os subscritores do círculo eleitoral aprovem, em reunião geral, solicitação ao Conselho de abertura do processo eleitoral, acompanhada de proposta de calendário eleitoral.
c) Esta reunião geral é convocada pela Comissão Coordenadora do Tempo de Avançar.
d) Nos círculos eleitorais que não alcancem, até à data de fecho de candidaturas, as condições previstas nas alíneas anteriores, a Comissão Coordenadora deverá encontrar os meios para assegurar a sua representação democrática no Conselho.

  1. A representação dos círculos eleitorais no Conselho pode fazer-se rotativamente, desde que por apenas um representante por círculo eleitoral em cada reunião do Conselho, sendo para esse efeito eleito um conjunto de representantes do círculo eleitoral.
  2. Cada círculo eleitoral elege um conjunto variável de 3 a 9 representantes, de acordo com as seguintes condições:

a) O número de representantes por círculo eleitoral não pode corresponder a mais de um décimo do número de subscritores do Tempo de Avançar no círculo eleitoral.
b) número de representantes por círculo eleitoral não pode corresponder a mais de um quinto dos votantes.

  1. A candidatura é feita mediante apresentação de listas ordenadas, enviadas à Mesa do Conselho, em formulário próprio, no período de candidatura por esta publicitado.
  1. A votação é presencial, com exceção dos círculos eleitorais dos Açores, da Europa e Fora da Europa, onde é admitido o voto por correspondência.
  1. O escrutínio é feito através do método de Hondt.

    Partilhe este post