Foto Lídia

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Lídia Cristina Neves Ançã Regala

Data de nascimento:
10/3/1979

Naturalidade:
Vera Cruz – Aveiro

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Licenciei-me em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Fiz o estágio da Ordem dos Advogados e exerci a profissão de advogada durante três anos. Em 2008 fui contratada para exercer funções de jurista em unidade hospitalar, dando assessoria jurídica aos Recursos Humanos, onde me deparei com a necessidade de gerir conflitos nomeadamente do âmbito laboral. De 2012 a 2015, já noutra unidade hospitalar, trabalhei, tanto na assessoria jurídica aos Recursos Humanos, como no Serviço Jurídico. Em abril deste ano, de regresso à unidade hospitalar de origem, passei a integrar o Serviço Jurídico e de Contencioso. A maior parte da minha experiência profissional está ligada à área da saúde e, dentro desta, aos conflitos inerentes ao contexto laboral. Não obstante, sempre ouvi os trabalhadores das instituições por onde passei que a mim se dirigiam para expor e solicitar apoio na resolução de problemas jurídicos da sua esfera privada. Sinto que tenho disponibilidade para integrar uma equipa que se paute por ouvir e tentar encontrar alternativas viáveis a problemáticas apresentadas por qualquer cidadão.

Apresentação da candidatura
Sendo notório e, ao mesmo tempo, preocupante o momento de degradação, quer de direitos legal e legitimamente adquiridos, quer de valores, urge erguer a voz e, com isso, conseguir a retoma de conquistas de outrora, pugnando por uma educação mais meritória, acesso à saúde para todos e justiça célere, útil e eficaz aplicável de igual modo a todos os cidadãos. Já tivemos variadas provas do desvio da classe política na defesa desses valores essenciais num estado de direito social. Perante isto, não pode o cidadão deixar-se submergir numa letargia sem fim, sendo mister uma reacção contra este estado das coisas e contra os políticos que derrubaram os princípios éticos entretanto erguidos. Compete-nos a nós, cidadãos, reequacionar o modus operandi da tomada de decisões de forma a não prosseguir o caminho entretanto escolhido por políticos corruptos, mentirosos, falaciosos e impostores. Temos, portanto, de ser pro-activos, firmes e persistentes na defesa dos que foram perdendo a voz e a dignidade social. Por tudo isto, considero que vale a pena avançar com esta candidatura para, em comum, defendermos novas ideias no sentido de retomar a verdadeira política e cidadania, direito e dever de todos nós.

Áreas de intervenção preferenciais
Direitos, liberdades e garantias sociais e da cidadania em geral; Direitos da mulher; Política laboral.

Como pensa interagir com os eleitores?
Defendo a proximidade com as pessoas, de forma a poder melhor perceber os seus problemas, condição essencial para que se consigam encontrar as melhores soluções. Posto isto, terei de ter uma relação persistente com os eleitores, ouvindo-os, promovendo, dentro do possível, debates e confrontos/encontros de ideias, até para que as medidas a adoptar sejam facilmente percebidas e, simultaneamente, acertadas, dinamizando projectos que possibilitem decisões em conjunto.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Aveiro
Círculo de Braga.

No Facebook:
No Twitter:
Site pessoal ou blog:

Proponentes de: Lí­dia Regala