IMG_0832 - Copy

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Joacine Elysees Katar Tavares Moreira Paquete

Data de nascimento:
7/27/1982

Naturalidade:
Guiné-Bissau

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Joacine Katar Moreira, 32 anos, investigadora. Nasci na Guiné-Bissau e desde os 8 anos que vivo permanentemente em Portugal. Sou licenciada em História Moderna e Contemporânea, mestre em Estudos do Desenvolvimento e encontro-me a terminar o Doutoramento em Estudos Africanos no ISCTE-IUL, em Lisboa. As minhas áreas de reflexão são os Estudos de Género, Estudos do Desenvolvimento e a Ciência Política. Nunca pertenci ou me filiei em nenhum partido político, mas hoje mais do que nunca sinto que todos podemos e devemos contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, e que consiga espelhar também a diversidade da sociedade portuguesa.

Apresentação da candidatura
Enquanto imigrante em Portugal senti sempre os impactos das políticas de imigração, a exclusão criada pela burocracia àqueles que devido ao tipo de documentos que possuem vêm as suas oportunidades sociais serem-lhe reduzidas, apesar de contribuírem quotidianamente com o seu trabalho, seus impostos e as suas famílias para a sociedade portuguesa. Apesar de naturalizados portugueses, como é o meu caso, muitos destes ex-imigrantes e seus descendentes encontram-se completamente fora da participação política e do exercício da cidadania plena. É importante pensarmos sobre o porquê de uma parte da sociedade portuguesa estar assim à margem das dinâmicas políticas, que tanto lhes tem afetado a vida, forçados agora a uma segunda migração. Penso que os partidos políticos têm um grande papel a desempenhar nesta situação, e cabe-lhes ser o exemplo da diversidade cultural da sociedade portuguesa, criando referências inclusivas, evoluindo e abrindo-se à realidade. Porque a política não é dos políticos mas sim daqueles que estes pretendem representar.

Áreas de intervenção preferenciais
Migração, Cidadania e Direitos, Género e Desenvolvimento.

Como pensa interagir com os eleitores?
Através do contacto direto e reuniões com os cidadãos, (onde se incluem as associações de imigrantes, as organizações não governamentais e algumas entidades públicas e privadas), o uso das redes sociais e a criação de uma página web.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Lisboa
Círculo de Fora da Europa
Círculo da Europa

No Facebook:
No Twitter:
Site pessoal ou blog:

Proponentes de Joacine Katar Moreira