foto_minha2

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Filipe Alexandre Ereira Mendes Marques

Data de nascimento:
1/4/1983

Naturalidade:
Portuguesa

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Terminado o Mestrado em Engenharia Física Tecnológica, após uma breve estadia em Berlim com uma bolsa de investigação na alemã, regressei para integrar o programa doutoral em Eng. Mecânica do Técnico, no qual investigo na área de energia, em particular no âmbito das tecnologias associadas às energias renováveis. O advento da crise e respectivas manifestações motivaram-me a aumentar a minha contribuição enquanto cidadão: fui um dos fundadores do Movimento GerAções, onde fui Coordenador do Grupo de Trabalho sobre Democracia, e colaborei em Cidadania, Europa e Corrupção e Transparência. No âmbito das actividades do movimento, conheci a TIAC (Transparência e Integridade, Associação Cívica), na qual me filiei, tendo completado o Curso Livre sobre o Sistema Nacional de Integridade do ICS da Universidade de Lisboa. Recentemente, tenho acompanhado o nascimento e crescimento do Livre, assim como do Tempo de Avançar. Ao nível pessoal, sou desportista e apaixonado pela dança, musica e cultura das diferentes regiões de Portugal, e resto do mundo.

Apresentação da candidatura
O Livre / Tempo de Avançar, na sua componente de plataforma cidadã, constituiu-se como uma oportunidade para a implementação de algumas das ideias discutidas e promovidas nos movimentos cidadãos apartidários. Desde a promoção e implementação de mecanismos associados a uma cultura cidadã mais participativa e democrática, passando pela promoção de valores de transparência e integridade, assim como uma resposta adequada às preocupações relativas à sustentabilidade, ecologia, solidariedade e trabalho. Assim, à contribuição para um programa no qual acredito, acrescento agora a minha candidatura. Ser candidato ou subscritor do Tempo de Avançar já implica um posicionamento político que escuso de sublinhar. Candidato-me para defender os interesses dos cidadãos, nomeadamente na energia, numa justiça eficiente, e na governação e administração transparente e vantajosa do nosso património, valores e bens territoriais fundamentais ou estratégicos. Candidato-me para lutar pelos direitos dos cidadãos, nomeadamente ao trabalho, a um rendimento digno e justo, à saúde, a uma educação de qualidade, à privacidade e segurança, à diversidade e cultura, e a bens fundamentais como a água. Candidato-me porque acredito que é tempo de Avançar!

Áreas de intervenção preferenciais
– Justiça, combate à Corrupção e Transparência. – Ensino, Ciência e Tecnologia. – Energia (no âmbito global, incluindo as renováveis) e Sustentabilidade (desde a energia à economia). – Uma democracia mais participativa: promoção de meios ou métodos adequados que fomentem a contribuição democrática cidadã. – Cultura

Como pensa interagir com os eleitores?
Através das redes sociais e outros instrumentos que permitam o retorno de informação aos cidadãos, ou qualquer outro meio de comunicação que se venha a mostrar relevante.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Aveiro
Círculo do Porto
Círculo de Leiria

No Facebook:
No Twitter:
Site pessoal ou blog:

Proponentes de Filipe Mendes Marques