AuroraCerqueira1

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Aurora Celeste Coelho e Silva Cerqueira

Data de nascimento:
5/23/1964

Naturalidade:
Aveiro

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Tenho 51 anos. Nasci em Aveiro, fui jogadora de andebol e, nessa qualidade, integrei a seleção nacional da modalidade. Licenciei-me em ensino do Português-Francês na Universidade de Aveiro (UA), tendo participado na greve estudantil, iniciada pelos estudantes desta instituição, contra o brutal aumento do preço das refeições. Alguns anos mais tarde, concluí na UA o Mestrado em Didática de Línguas. Entre uma coisa e outra ficaram três anos em Montréal, Canadá, onde fui leitora do ICALP, momento determinante para construir a minha identidade nacional (até li Os Lusíadas e percebi finalmente a quem pertencia a grande viagem da nossa epopeia). Sou professora e rompo com as barreiras da sala de aula, desenvolvendo com os alunos e alunas diversos projetos, sobretudo ligados ao teatro. Sou também investigadora da UA na área da didática da escrita. Contas feitas, sou uma desassossegada… questiono-me e questiono tudo. E porque acho que já é tempo de dar algumas respostas, decidi intervir de forma mais formal e abrangente na política.

Apresentação da candidatura
Sou uma cidadã. Faz todo o sentido que participe numa candidatura cidadã. Ativa e esforçada nas estruturas cívicas em que me movimento, candidato-me ciente de que tenho para a intervenção política a integridade, a vontade de fazer bem e a capacidade de construir conhecimento. A minha inexperiência em órgãos políticos diretos (movimentos, autarquias…) fragiliza qualquer ideia de ação. Não me é possível antecipar o como fazer para chegar onde penso que seria bom ir ou, pelo menos, para tomar essa direção. Mas estou disponível para experimentar e avançar em intervenções que se norteiem sempre pelo primado das pessoas, pela responsabilidade dos governantes por gerir o bem e os bens comuns e por colocar o interesse geral acima dos individuais. Sempre.

Áreas de intervenção preferenciais
Educação Cultura

Como pensa interagir com os eleitores?
O contacto direto é crucial para sentir as pessoas. Porém, se lhe acrescentarmos o recurso a meios eletrónicos, poder-se-á manter uma linha de comunicação aberta que possibilite aos eleitores sentirem-se ouvidos.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Aveiro

No Facebook:
No Twitter:
Site pessoal ou blog:

Proponentes de Aurora Cerqueira