photo2

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Isabel Maria da Cunha Pedrosa Topa

Data de nascimento:
8/14/1952

Naturalidade:
Porto

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Sou enfermeira psiquiatrica e pintora semi-profissional. Nasci no Porto, onde vivi e estudei Enfermagem. Pertencer a uma força politica que contribuisse para derrubar o regime totalitario no qual viviamos pareceu-me uma evidencia. Foi assim que me empenhei no trabalho politico, participando ativamente, antes e depois do 25 de Abril, filiada em movimentos ML e por fim na UDP. Trabalhei quase sempre em hospitais publicos, primeiro em Portugal, durante 13 anos, e posteriormente na Bélgica, onde vivo ha 23 anos. O meu gosto pelas linguas e pela comunicaçao, a minha curiosidade pelo diferente, pela analise social e pelos valores humanos ajudaram-me a viver na Bélgica, onde pude aprofundar cada um destes aspetos. E todos eles se encaixaram na minha pratica de enfermeira psiquiatrica. Ha cerca de de 5 anos “arranjei tempo para começar a pintar”. Preparo-me para a minha 3a. exposiçao de pintura. Animo um atelier de desenho, pintura e musica no meio hospitalar ha 4 anos. Tenho dois simpaticos filhos que me dao uma grande esperança no futuro e que me permitem considerar que a educaçao é uma das pedras elementares duma sociedade. Os valores que estou pronta a defender: uma democracia alargada, defesa da cultura, educaçao e dos cuidados de saude; da ecologia e duma Europa democratica. Quero que a banca deixe de ser mais importante que os cidadaos e que Portugal seja um pais onde os Portugueses possam viver.

Apresentação da candidatura
E dificil analisar a situaçao de Portugal de hoje sem olharmos para a Europa. Esta Europa que falava de partilha, de ajuda, de desenvolvimento e de bem-estar esta agora a tornar-se uma zona de livres colonizadores e colonizados. A emigraçao tornou-se uma soluçao para os paises que a “importam” contrariamente aos que sao obrigados a sair da sua patria. O nosso governo deixa que o pais se esvazie dos homens e das mulheres, formados pelo pais e vende o patrimonio nacional ao desbarato sem nenhuma preocupaçao de transparência e de democracia. O nosso exemplar SNS encontra-se numa situaçao lamentavel de agonia. Na Bélgica, os hospitais têm uma gestao empresarial, os proprios gestores nao o escondem, falando de rendimento. Este é um indicador do onde se situam as prioridades. O doente, que antes constituia o centro de todos os cuidados, passa a ser o fundo de comércio das redes hospitalares. A desumanizaçao crescente da sociedade atual posiciona o homem e a natureza num plano inferior para priveligiar o capital, tranformando-nos em escravos por conta dele, fazendo tudo para que ja nao saibamos reagir. Quero contribuir para denunciar a falta de interesse pela educaçao, cultura e arte ( que para mim estao ligadas), para o relançar novas pedagogias, que alarguem perspetivas e nao formatem os individuos. Quero lutar pela educaçao civica dos cidadaos, pela dignidade a que têm direito e pela saude para todos. Reputo da maior importancia a transmissao de conhecimentos entre geraçoes. As referencias perdem-se, a solidariedade social dilui-se, as memorias nao sao nutridas pelas narraçoes e o virtual vai “tomando conta”. E preciso passar o testemunho aos que vieram atras de nos – passar aos mais novos “como era antes”, as historias de familia, as cantilenas e que estao na base de sentimentos, memorias e emoçoes que ainda hoje nos habitam.Criar laços, aproximar, versus isolar.

Áreas de intervenção preferenciais
Social: saude, cultura, educaçao, promoçao de laços de solidariedade social.

Como pensa interagir com os eleitores?
Aprecio a dinamica social e estou convencida que é trabalhando no terreno que podemos representar-nos, que é ouvindo as pessoas, estando atento ao que nos rodeia, compreendendo o que se passa que poderemos orientar a nossa açao politica e que é participando, junto delas, que poderemos aferir da justeza e oportunidade do nosso trabalho. Organizaçao de eventos, debates e animaçao de ateliers de desenho, pintura e musica.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo do Porto
Círculo de Lisboa
Círculo de Fora da Europa

No Facebook: isabel.topa@gmail.com
No Twitter:
Site pessoal ou blog:

Proponentes de Isabel Topa