Fotografia MM

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Maria Marta Cardoso Gonçalves Mourão

Data de nascimento:
4/12/1958

Naturalidade:
Tomar

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Nasci em Tomar e no Ribatejo passei os primeiros anos da minha vida. Sou licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa, tendo mais tarde realizado um Curso Superior de Canto do Conservatório Nacional. Partindo de uma formação académica abrangente – intervenção social e pedagogia musical – fui durante mais de três décadas professora do ensino público de Educação Musical e Expressão Dramática. Desde o ensino básico ao superior, passando pelo técnico profissional e pelo ensino recorrente para adultos, ao longo da minha carreira leccionei em todos os graus de ensino. Dei também aulas em centros de formação profissional, no estabelecimento prisional de Castelo Branco e actualmente exerço funções na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em risco no concelho de Sintra. Os meus interesses estendem-se a áreas complementares do desenvolvimento pessoal e social dos alunos, tendo integrado projectos de oferta educativa diversificada que se revelaram decisivos para a recuperação e inclusão social de alunos socialmente fragilizados. Dinamizei várias acções junto da comunidade, quer no âmbito da educação artística, quer no da formação parental. Mais recentemente, tenho vindo a estudar os fundamentos da Comunicação Não Violenta.

Apresentação da candidatura
A minha candidatura assenta na vontade de realizar trabalho político na área da Educação, entendida de forma abrangente como formação pessoal e social, além da formação profissional. Os anos da Troika e da austeridade representaram um significativo retrocesso no processo de democratização do ensino em Portugal. A Educação, que é muito mais do que a escolarização e instrução das nossas crianças e jovens, é o pilar fundamental da coesão social e de um modelo de desenvolvimento sustentável para o nosso país. Uma escola pública de qualidade, um ensino técnico valorizado, a aprendizagem ao longo da vida e um ensino superior liberto do sub-financiamento crónico constituem as principais ferramentas para reverter a destruição de valor, encontrar um lugar para Portugal na economia global e, acima de tudo, combater as desigualdades sociais e quebrar os guetos sociais e geracionais que subsistem na nossa comunidade. Outras dimensões como a formação de adultos e a promoção de uma visão colaborativa da resolução dos problemas, trabalhando com as pessoas e não para as pessoas, constituirão também focos do meu mandato na Assembleia da República.

Áreas de intervenção preferenciais
Tendo em conta as prioridades da minha candidatura e a organização da Assembleia da República, a minha área preferencial de intervenção será na esfera da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura.

Como pensa interagir com os eleitores?
De forma criativa e personalizada. Aberta a novas ferramentas e tecnologias, mas consciente que nada substitui o contacto directo e a importância de ouvir genuinamente todos os que deixaram de se rever na política, enquanto espaço privilegiado de intervenção na comunidade.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Lisboa
Círculo de Santarém

No Facebook:
No Twitter:
Site pessoal ou blog:

Proponentes de: Marta Mourão