Ivone Barracha

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Maria Ivone Figueiredo Barracha

Data de nascimento:
10/2/1959

Naturalidade:
Lisboa (MAC)

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Em 1976, estudante do liceu de Queluz, inscrevi-me na UEC. Participante activa da greve estudantil nesse ano. Iniciei o Curso de Agronomia em Lisboa (porque houve nesse ano número clausus para Medicina), onde participei nas listas estudantis, mas naquela escola a esquerda não vingaria. Após mudança de curso, para Medicina no ICBAS, Porto, fui também eterna derrotada. Quando finalista fui líder dos estudantes na organização das Vas Jornadas de Medicina do ICBAS. Após a licenciatura, continuei como policlínica e interna da Especialidade de Medicina Interna no H.G.Sto António, Porto. Inscrevi-me desde logo no Sindicato dos Médicos da Zona Norte, da Federação Nacional dos Médicos, participando activamente nas lutas sindicais. Mantive-me como membro do grupo dos Intelectuais do PCP, no Porto até que as divergências me levaram a aderir à Associação Política Renovação Comunista, pugnando por esse ideal. Trabalhei no INEM, nos hospitais de Vila do Conde, Ponte de Lima, Vila da Feira e Braga até 2007 e desde então, por união com o arqueólogo, activista associativo, ecologista e renovador António Gonzalez, voltei para o Sul, no C.H.Torres Vedras, onde sou Assistente Graduada. Fui Directora do Serviço de Medicina até Fevereiro de 2012, altura da sua transformação em C.H.Oeste. Sou ainda activista na defesa do património histórico cultural.

Apresentação da candidatura
Pertenço à candidatura Livre/Tempo de Avançar desde a sua formação, que surge quando não há mais forma de aceitar o actual estado de sítio e por isso, me candidato. É premente e necessária uma candidatura inovadora e aglutinadora, para conseguirmos a transformação real dos problemas estruturais que se nos deparam. Candidato-me na esperança de ajudar a mudar o rumo da política vigente neste país! Não podemos deixar que as multinacionais sem rosto continuem a mandar desta forma ignóbil num povo que foi outrora tão corajoso. Temos que formar nova maioria, capaz de fazer frente à grave situação económica em que nos mergulharam e derrotar a direita. Pugnar pelo desenvolvimento efectivo do país, de modo a atingir o paradigma de dar a cada um segundo as suas necessidades, não deixar acabar o estado como garante social, nomeadamente nos sectores chave: na produção da Riqueza, na Saúde, na Educação, na Cultura e na Segurança Social. É necessária uma força capaz e motivada para o diálogo com o Partido Socialista e com movimentos sociais que visem a convergência do centro-esquerda. Revejo nos princípios e na forma de actuação da candidatura Livre/Tempo de Avançar essa possibilidade.

Áreas de intervenção preferenciais
Sinto-me capaz para dar um contributo nas áreas da saúde e da ecologia.

Como pensa interagir com os eleitores?
Ouvir as pessoas, tentar entender as suas queixas e pontos de vista, bem como contribuir com propostas para as soluções.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Lisboa
Círculo do Porto
Círculo de Leiria

No Facebook:
No Twitter:
Site pessoal ou blog:

Proponentes de Ivone Barracha