IMG_0739-1a_profilepic

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Rita Isabel Duarte dos Santos Paulos da Silva

Data de nascimento:
4/1/1978

Naturalidade:
Lisboa

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Sou licenciada em Estudos Ingleses e Alemães, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e Mestre em Estudos Culturais e Teoria Crítica, pela Universidade de Nottingham, com dissertação em estudos de género. Sou especialista na área da igualdade de género (IG), incluindo questões ligadas à orientação sexual (OS) e identidade ou expressão de género (I/EG), com particular incidência nas áreas da educação, da juventude, do apoio comunitário e do mainstreaming em organizações públicas e privadas. Sou fundadora e ex-dirigente da rede ex aequo – associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, trans, intersexo e apoiantes. Trabalhei no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, na Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e na Federação Nacional das Associações Juvenis. Sou fundadora e diretora da Casa Qui – Associação de Solidariedade Social, que se encontra a intervir na área da ação social, da saúde e da educação na temática da OS, I/EG e IG. Iniciei atividade política no partido LIVRE, por ser dada primazia, dentro das ideias de esquerda, da defesa da democracia participativa e do estado social, a um discurso pragmático, direto, transparente, íntegro, produtivo e conciliador. O meu trabalho, voluntário ou profissional, foi sempre efetuado a pensar num impacto real. Tive a oportunidade de contribuir para algumas alterações sociais na população alvo do meu trabalho e de influenciar, por exemplo, legislação na área da educação e do direitos LGBT.

Apresentação da candidatura
Desejo contribuir para a existência de um parlamento com uma noção clara da justiça, da igualdade e da valorização da diversidade enquanto valores cruciais em todo o exercício da política e do serviço público. Acredito que é possível e necessário um funcionamento da coisa pública com capacidade para garantir a proteção social, uma redistribuição da riqueza mais equilibrada, sem descurar de maneira nenhuma o rigor e a transparência no uso do dinheiro público, o papel do estado na sustentabilidade económica e ambiental e a sua missão final de garantir o bem-estar geral e a felicidade da população. Proponho-me a trabalhar nas áreas nas quais tenho conhecimento mais profundo, nomeadamente na área da igualdade de género, que carece ainda de investimento em políticas estruturais, na área da educação, da família e do emprego, que permitam a longo prazo diminuir a intervenção paliativa, enquanto sinal que as políticas de prevenção e de mudança de paradigmas sociais vão sendo bem sucedidas. Trabalharei ativamente para a inclusão, de forma não discriminatória, das pessoas lésbicas, gays, bissexuais ou transgénero (LGBT) em todas as respostas e recursos do estado e para o fim da discriminação na legislação respeitante à família. Interessa-me intervir nas áreas que dizem respeito à educação, à juventude, à diversidade e à territorialização, com políticas que resultem em melhor qualidade de recursos, participação e oportunidades para todos e todas. Interessa-me a área da ecologia e da defesa do consumidor, já que os recursos naturais, a ética nas práticas industriais, a qualidade e a segurança do ambiente e dos produtos consumidos e respetiva consequência na saúde são áreas de grande peso na qualidade de vida da população. Interessa-me as políticas de emprego, nomeadamente o combate à exploração e à precariedade, com políticas que valorizem as pessoas, todas elas enquanto elementos essenciais no processo produtivo e merecedoras do respetivo reconhecimento e de um salário justo.

Áreas de intervenção preferenciais
Igualdade de Género Direitos LGBT Educação Juventude Emprego Direitos Fundamentais Direitos do Consumidor Direitos dos Animais Ecologia Territorialização Agricultura

Como pensa interagir com os eleitores?
Estarei disponível para ouvir e ser ouvida por via dos principais meios existentes hoje na internet e por via de reuniões presenciais ou sessões de esclarecimento, sempre que necessário, na zona do círculo eleitoral que represento.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Lisboa
Círculo dos Açores
Círculo da Guarda

No Facebook: https://www.facebook.com/rita.paulos
No Twitter:
Site pessoal ou blog:

Proponentes de Rita Paulos