ConceiçãoAbreu

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Maria da Conceição Abreu e Silva

Data de nascimento:
12/27/1947

Naturalidade:
Amadora

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Maria da Conceição Abreu e Silva, 67 anos, investigadora. Ativista e inconformista por carater. Presidente Nacional da JUC em 1969, apoiou a reabertura das Associações de Estudantes, inclusive da Faculdade de Ciências da UL, apoiou o movimento sindical dos professores em especial a Lista B em 1976, Aderiu ao Bloco de Esquerda no Algarve em 1999 e saiu em 2009. Foi cabeça de lista pelo BE às legislativas de 2002 e lutou pela Descriminalização do Aborto, quer pelo BE, quer pelo Movimento Médicos pela Escolha. É sócia da APRe!

Apresentação da candidatura
Em Montemor-o-Novo desde 2005, distrito de Évora, candidata-se para, a par do desenvolvimento agrícola na área do olival, vinha e cortiça, se valorize a pecuária de pastagem e se controle a criação de animais em regime fechado, luta que se deve levar à União Europeia. Este problema tem carater nacional (insular inclusive) e deve ser reconhecida a mais-valia da exploração ao ar live e rigidamente regulamentada a criação em cativeiro. No distrito de Évora é igualmente essencial a ligação entre o porto de Sines e a EU por via férrea de mercadorias, uma questão fundamentalmente ambiental também de segurança rodoviária. No distrito deve serem incentivadas e criadas as infraestruturas para o aproveitamento da energia solar, gerando condições para criação de pequenas e médias empresas de apoio. O distrito de Évora é também costa e mar: a exploração turística deve ser muito controlada na costa e para o mar devemos, em conjunto com os distritos vizinhos, criar mecanismos de pesca. Toda a zona do Alqueva deve ser corretamente explorada e não ser utilizada apenas como reserva turística. A exploração mineira em Monfurado, assim como a exploração de mármores no interior, devem usar os processos tecnologicamente menos danosos para o ambiente e saúde dos que lá trabalham. Para cumprir o descrito precisamos de uma geração de profissionais bem formados, quer no Ensino Superior quer no Ensino Tecnológico. Para tal, a existência da Universidade e de alguns Institutos no distrito, são mais-valias a aproveitar e a desenvolver. A fixação de uma geração mais jovem numa região altamente envelhecida exige redes escolares e de serviços de saúde mais eficientes.

Áreas de intervenção preferenciais
-Autossustentação alimentar nacional de qualidade e exportação de excedentes. -Educação -Rejuvenescimento da população, em especial no interior e sul do país

Como pensa interagir com os eleitores?
Privilegiar os contactos com as Associações do Distrito, Concelhos e Freguesias em contactos regulares; participação nas realizações que ocorram no Distrito (feiras, sessões culturais ou profissionais, congressos); ter uma linha eletrónica ,ou outra, de contacto direto com os cidadãos do distrito; e …ouvir as suas opiniões, explicar-lhes as decisões tomadas e para que serviram os seus votos!

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Évora

No Facebook:
No Twitter:
Site pessoal ou blog:

Proponentes de Conceição Abreu