AF3 - IMG_9300

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
André Renato Leonardo Neves dos Santos Freire

Data de nascimento:
4/25/1961

Naturalidade:
Lisboa

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Politólogo, professor do ISCTE-IUL, investigador do CIES- IUL. Diretor da Licenciatura em Ciência Política (CP) e membro da comissão científica do Mestrado e do Doutoramento em CP. Tem vários estudos publicados sobre as atitudes e comportamentos dos eleitores, as instituições políticas e a representação política. É colunista do PÚBLICO desde 2006, mas colabora, ocasionalmente, com outros órgãos de imprensa. Civicamente, é membro do Sindicato Nacional do Ensino Superior e tem apoiado vários manifestos e petições (Em defesa da democracia, da equidade e dos serviços públicos, 2011; Compromisso à esquerda, 2009; Em defesa do serviço público de televisão, 2012) e outras iniciativas como o Congresso Democrático das Alternativas (2012) e a Plataforma Política ‘LIVRE/Tempo de Avançar’ (2014- 2015).

Apresentação da candidatura
Apoio a lista do Partido LIVRE / Tempo de Avançar por quatro razões fundamentais. Primeiro, pelo ideário, onde confluem elementos do liberalismo político (direitos cívicos, direitos políticos, direitos identitários/opções livres em matéria de estilos de vida), do socialismo democrático, da nova esquerda e do ambientalismo, no qual me revejo. Segundo, por ser uma esquerda assertivamente radical para mudar aquilo que é preciso mudar mas também com um espirito compromissório e uma vontade sólida para construir pontes entre as várias esquerdas para uma solução de governo de tipo «esquerda plural», que sempre tenho defendido na minha vida cívica e académica. Terceiro, por ser uma esquerda quer governar e meter as mãos na massa, e quer impedir que sejam sempre os mesmos de sempre a governar…, nomeadamente quer impedir uma aliança dos socialistas com a direita. Quarto, por ser esta uma organização partidária bastante aberta e flexível, pouco hierárquica, capaz de acomodar livremente diferentes pontos de vista e práticas políticas. Estas primárias são aliás o exemplo disso mesmo.

Áreas de intervenção preferenciais
– reformas políticas – direitos políticos – direitos civicos – questões constitucionais – questões ligadas ao ensino superior e à ciência

Como pensa interagir com os eleitores?
todos os meios possivies e exequiveis, tradicionais e mais modernos ou pós modernos.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Lisboa

No Facebook: https://www.facebook.com/andre.freire.54540
No Twitter:
Site pessoal ou blog:

Proponentes de André Freire