Foto Manuela Silva

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Maria Manuela Correia Vieira da Silva

Data de nascimento:
6/20/1970

Naturalidade:
Viana do Castelo

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Nasci e cresci em Viana do Castelo, filha de uma açoriana e de um vianense, que me transmitiram o gosto pela intervenção cívica e política. Durante os anos na faculdade envolvi-me ativamente, enquanto estudante de medicina e dirigente associativa, na contestação à lei das propinas. Foram anos fundamentais para sedimentar a minha forma de ver o mundo e para conhecer tanta gente com quem me tenho vindo a cruzar pelos anos fora. Fui membro da JCP, depois do PCP, que foram espaços de aprendizagem e de afetos, tendo-me desvinculado em 2000. Não voltei a ter militância partidária. Fui dirigente do Sindicato dos Médicos da Zona Sul. Voltei a envolver-me em atividade política organizada no Congresso Democrático das Alternativas, importante processo de construção programática transversal à esquerda portuguesa, pertencendo à sua comissão organizadora. Entusiasmei-me com o movimento Tempo de Avançar, do qual fui promotora, tendo sido eleita para o seu conselho e para a sua comissão coordenadora. Sou médica, psiquiatra, docente universitária e investigadora em projetos nacionais e internacionais. Completei mestrado em Políticas e Serviços de Saúde Mental e atualmente estou a fazer um doutoramento em Medicina, sobre o tema dos determinantes sociais da saúde mental.

Apresentação da candidatura
Vivemos anos de retrocesso e desesperança. Assistimos à destruição deliberada dos princípios em que assentou a nossa sociedade democrática e que melhoraram de forma tão evidente a vida do nosso povo. Constatamos que o caminho que nos dizem ser inevitável, mas que corresponde a um projeto político de direita radical, nos está a transformar num país pobre, envelhecido e sem igualdade de oportunidades. E vemos que os cidadãos deixam de acreditar no país e no poder da sua participação. Porque quero viver num país com futuro e cujos princípios fundamentais sejam a solidariedade e a democracia, decidi integrar esta candidatura cidadã. O tempo urge e todas as forças são necessárias para juntos escrevermos o futuro que decidirmos. Há que apresentar alternativas credíveis e claras – afirmar bem alto que o país precisa de políticas anti-austeritárias, de crescimento e redistributivas, e que as escolhas, realistas, que decidirmos fazer serão sempre as que melhor defendam as vidas concretas das pessoas. Há que construir pontes e entendimentos com todos aqueles com quem partilhamos princípios fundamentais – é agora que é preciso construir soluções que sejam determinantes para o nosso futuro coletivo, não quando já não sobrar pedra sobre pedra. Há que explorar mecanismos que possibilitem uma maior participação dos cidadãos na discussão dos seus destinos e na resolução dos seus problemas – fundamental quando assistimos ao preocupante desânimo com a democracia. Candidato-me pelos círculos que conheço e com os quais tenho uma ligação fortíssima: Viana do Castelo, o distrito onde nasci, vivi até à idade adulta, ao qual regresso regularmente com alegria e que tem sido particularmente fustigado pelas políticas dos últimos anos; Lisboa, onde vivo e trabalho; e Açores, ao qual estou ligada por fortes relações familiares. Candidato-me consciente dos enormes desafios que temos pela frente: acreditar na cidadania, devolver a esperança e trabalhar para um futuro que nos inclua a todos.

Áreas de intervenção preferenciais
Políticas sociais. Saúde.

Como pensa interagir com os eleitores?
Individualmente e no âmbito de um futuro grupo parlamentar, será determinante o contacto regular com os cidadãos para a construção de propostas. Penso manter a comunicação e o debate com os cidadãos através de encontros presenciais e através da internet e das redes sociais. Utilizando estes mesmo canais, procurarei prestar contas das iniciativas e atividades que for desenvolvendo.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Viana do Castelo
Círculo de Lisboa
Círculo dos Açores

No Facebook:
No Twitter:
Site pessoal ou blog:

Proponentes de: Manuela Silva