Jessica Lima

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Jessica Martinez Candeias Lima

Data de nascimento:
9/7/1992

Naturalidade:
Porto

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Jessica, 22 anos, feminista, activista. Licenciada em Línguas e Relações Internacionais pela Universidade do Porto e Mestre em Ciência Política pela Universidade de Leiden (Holanda), actualmente trabalho na Holanda como gerente de escritório na organização ATGENDER, uma organização Europeia feminista e pela igualdade de género na educação. Adicionalmente, complemento a minha vida profissional como voluntária na instituição NpM (Plataforma Holandesa para Finança Inclusiva) como assistente de comunicações. Anteriormente trabalhei na ONG Fairfood, que visa lutar pelos Direitos Humanos dos trabalhadores do sistema alimentar. Comecei por ser voluntária na Amnistia Internacional no grupo local do Porto e por fazer parte do Movimento em Defesa dos Jardins do Palácio de Cristal. Entre outras actividades, já fui voluntária na associação Reviravolta (Comércio Justo), e actualmente faço parte do colectivo KSU em Utrecht, organizado por estudantes e jovens que ambicionam uma sociedade mais justa e horizontal.

Apresentação da candidatura
Problemas globais têm soluções locais. Acredito que muitos dos problemas que enfrentamos hoje advêm de um sistema capitalista individualista e neoliberal, em que valores como a solidariedade, igualdade e inclusão são meras figuras de estilo. Com a minha candidatura quero trazer para a mesa questões como igualdade de género(s), direitos das mulheres e das minorias, inclusão social e sustentabilidade ambiental e ecologia. Com a minha candidatura pretendo ser uma voz assertiva contra a desigualdade e pela emancipação de grupos minoritários. Defendo políticas públicas que lutem pela igualdade de oportunidades e direitos de grupos minoritários, tais como medidas de acção afirmativa que funcionam tanto como veículo de consciencialização de desigualdades, como ferramenta contra essas disparidades. Por fim, candidato-me por ser mulher e activista e saber que neste momento o sistema político não me representa devidamente. Por esse motivo espero ser uma voz para aqueles que se revêm numa sociedade progressiva que se paute pela dignidade de todos e justiça social.

Áreas de intervenção preferenciais
Trabalho, protecção e segurança social Educação Políticas redistributivas Justiça, Estado e Administração Pública

Como pensa interagir com os eleitores?
– Tirar partido dos meios de comunicação disponíveis e das novas tecnologias para responder a questões, dúvidas e preocupações – Apostar em sessões locais e de rua, debates – Interagir com outros grupos e movimentos sociais

Círculos pelos quais concorre:
Círculo do Porto

No Facebook: www.facebook.com/jessica.mcl
No Twitter: https://twitter.com/jessmclima
Site pessoal ou blog: https://nl.linkedin.com/in/jessicamclima

Proponentes de Jessica Lima