FCordovil_0011_foto_21.9.14

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Francisco Cabral Cordovil

Data de nascimento:
2/17/1950

Naturalidade:
Lisboa

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Actividade associativa e política antes do 25 de Abril de 1974, no âmbito estudantil, de intervenção social e da luta anticolonial. Vivi intensamente o 25 de Abril como verdadeira libertação, por nos abrir um futuro melhor de liberdade, de paz e de justiça social, e também porque alguns dos meus amigos estavam presos e reconquistaram a liberdade. Fui militante e dirigente do Movimento de Esquerda Socialista (MES), bem como de movimentos unitários em representação do MES (de 1974 ao início dos anos 80). Não voltei a ter actividade política partidária, embora tenha assumido em vários períodos responsabilidades de apoio a membros do Governo nas áreas da agricultura (1995-1999) e do ordenamento do território (2005-2009) e de dirigente da administração pública na agricultura (1998-2000) e no desenvolvimento Regional (2000-2002). Licenciei-me (1975) e doutorei-me (1992) em Economia. A minha profissão principal tem sido a de professor universitário e de investigador nas áreas da economia agrária e regional e das políticas nacionais e europeias nestes domínios. Tenho uma família grande e em que nos damos bem. A vida em geral tem sido generosa comigo e sinto-me por isso grato. A minha retribuição será sempre pequena face ao que tenho recebido daqueles que me têm acompanhado nesta viagem.

Apresentação da candidatura
A primeira razão que me levou a apoiar o Livre/Tempo de Avançar foi o seu estilo de intervenção crítico e combativo, mas orientado para a procura de soluções e disposto a assumir responsabilidades e compromissos. Sem receio de estar na oposição, mas também sem medo de governar. Além disso, pressenti uma oportunidade de renovação da política à esquerda, com protagonistas formados no pós-PREC, libertos das suas ressacas, e mais capazes de chamar as gerações jovens à acção política e, também, de despertar as energias de militantes mais maduros, desencantados com as ideias e práticas dos partidos tradicionais. A minha candidatura é para ajudar no que possa ser útil. Nesta fase, talvez seja o de contribuir para que o Livre/Tempo de Avançar defenda com fundamento uma reorientação da política agrícola num sentido mais justo e proveitoso para o desenvolvimento do nosso país, dos seus agricultores activos e do ambiente e territórios rurais, marcando a diferença face ao conformismo e inacção das outras forças políticas neste domínio.

Áreas de intervenção preferenciais
Política Agrícola. Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional.

Como pensa interagir com os eleitores?
Ver. Ouvir. Conversar. Responder, na medida em que souber. Informar/comunicar face a face e usando aos meios de comunicação social acessíveis. Incentivar os espaços onde as propostas do Livre/TA possam ser sujeitas, perante os eleitores, à comparação esclarecida com as das outras forças políticas. Motivar para a participação nas eleições.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Lisboa
Círculo de Santarém

No Facebook:
No Twitter:
Site pessoal ou blog:

Proponentes de Francisco Cabral Cordovil