image1

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Sara Velez Estêvão

Data de nascimento:
11/28/1972

Naturalidade:
Lisboa

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Nasci em Lisboa, de ascendentes alentejanos, há 42 anos. É lá que vivo. Tive urgência em fazer 18 anos para poder finalmente votar. Mas além do voto e das opiniões políticas ocasionalmente expressas, nunca até agora participei activamente na política. Sou docente de design na Universidade da Beira Interior desde 2007 e investigo sobretudo as formas como os objectos de design têm impacto nas nossas vivências públicas e colectivas. Antes leccionei no Instituto Politécnico de Portalegre e ainda antes tive actividade como designer. Exercer profissionalmente uma função pública é algo que faço com grande convicção. Fiz parte do TEUC (Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra), cuja direcção integrei, e da organização dos Encontros de Fotografia. Sou delegada sindical do SNESup (Sindicato Nacional do Ensino Superior) na minha faculdade. Tornei-me, entretanto, membro do partido LIVRE por, pela primeira vez, me rever numa organização partidária e na sua forma de acção política.

Apresentação da candidatura
Decidi candidatar-me porque não vejo como poderia não o fazer, quando penso que é urgente participar activamente na construção de um país e de um mundo mais livre, mais democrático, mais igual, mais justo. Procurar contribuir para este processo é, para mim, um acto de resistência e recusa em consentir com o estado de coisas actual, é manter a capacidade de imaginar um futuro. Por isto também, escolhi candidatar-me no âmbito da candidatura cidadã LIVRE /TEMPO DE AVANÇAR, não só pela proposta política, como pelo apelo à participação política de todos os cidadãos e à insistência em ser parte da solução para os problemas. Como outros, penso que ao imperativo de procurar combater os problemas urgentes mais imediatos se junta a necessidade de criar condições para o país futuro e a civilização que queremos. Assim, dentro das minhas áreas de intervenção, defendo que ao envolvimento e responsabilização das instituições de ensino superior e investigação públicas, na procura de soluções para os problemas actuais, se deve acrescentar a criação de condições para a liberdade de procura e criação de conhecimento. A qualidade da democracia resulta, por definição, da quantidade e qualidade da participação democrática, pelo que me parece importante a busca por novas formas de assegurar essa participação.

Áreas de intervenção preferenciais
Ensino Superior e Investigação, Democracia e Cidadania

Como pensa interagir com os eleitores?
Promoção de encontros e debates descentralizados para audição e diálogo com cidadãos ou para discussão de temas relevantes. Uso das tecnologias de informação para contacto e divulgação e justificação da minha acção política.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Lisboa
Círculo de Beja

No Facebook:
No Twitter: https://twitter.com/SaraVelozz
Site pessoal ou blog:

Proponentes de Sara Velez Estévão