Foto Teresa Bras (1)

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Teresa de Fátima Ferreira Pinto Brás

Data de nascimento:
7/8/1969

Naturalidade:
Guarda (Sé)

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Tenho 45 anos, sou natural da Guarda e resido em Coimbra desde 1988. Sou licenciada em Psicologia, e desde 1995 que exerço a minha atividade profissional no Instituto do Emprego e Formação Profissional. Com 20 anos de experiência na área da gestão de pessoas, participei em inúmeros projetos e grupos de trabalho e desempenhei cargos de direção e chefia. Fui dirigente associativa, sou dirigente sindical e mantenho-me empenhada nalgumas atividades não remuneradas no âmbito de uma cidadania participativa e responsável. Embora individualmente venha abraçando várias causas nobres e muitas lutas justas, dentro e fora da minha vida profissional, tenho optado por me manter afastada da politica partidária pois nunca percecionei que a minha adesão fizesse qualquer diferença. Mas os tempos de hoje são outros! São tempos de avançar! Dizer-vos ainda que o meu percurso académico ficou marcado pela eleição para a Direção Geral da Associação Académica de Coimbra entre 1992 e 1994. Nesta “luta” por um ensino superior de qualidade e tendencialmente gratuito, foi necessário resgatar a Associação Académica de Coimbra aos partidos políticos tradicionais que há muito tempo se imiscuíam na sua gestão e devolvê-la aos estudantes. Assim se fez diferente! Foram anos de um grande envolvimento associativo e em tão grande escala, que despertaram em muitos de nós a certeza de que os cidadãos se conseguem mobilizar e organizar em torno das causas e das vontades que consideram importantes e justas.

Apresentação da candidatura
Sobre o tempo que vivemos e o atual estado do nosso País, para lá de palavras de circunstância, escritas com mais ou menos indignação, poderia indicar-vos muitos argumentos e todos eles ajudariam a enquadrar e a justificar esta minha candidatura, mas, de facto, há uma razão central que convoca todas as outras: Candidato-me para ajudar a devolver o País às suas Pessoas. O País precisa de ser resgatado. Não aos partidos, mas às lógicas partidárias em que os governantes e muitos representantes do povo se entrincheiraram. As muralhas partidárias e as sucessivas formas de má governação parecem ter conseguido afastar os cidadãos de si próprios. Os Portugueses parecem definitivamente ter desistido convencendo-se de que já não há nada a fazer. Parece já não estar no seu horizonte mudar o futuro e não estar ao seu alcance escolher o presente. Alheados da política e da gestão da coisa pública, resignaram-se entregando sucessivamente a outros e por vezes a nenhuns, o seu próprio destino. Devolver o país às pessoas para que sejam elas a mobilizar-se e a escolher o que verdadeiramente querem e para que sejam elas a desenhar as soluções para a sua vida em comum é a forte razão de ser desta minha candidatura cidadã. O desenvolvimento global do País, o crescimento económico, as reformas estruturais do Estado e as políticas em geral têm que fazer-se para as pessoas e não apenas a pensar em pessoas como números de uma qualquer folha de cálculo ou de uma qualquer estatística de geometria variável. Escolhi candidatar-me pelo Movimento Livre/Tempo de Avançar, cujas linhas programáticas e orientação politica perfilho e vos convido a consultar em http://tempodeavancar.net/, porque é um movimento totalmente aberto aos cidadãos que prioriza a sua ação em 8 pontos cruciais: Recuperar a economia, Respeitar o trabalho, Redistribuir rendimento, Relançar o Desenvolvimento, Resgatar as pessoas, Requalificar o território e Regenerar a democracia

Áreas de intervenção preferenciais
Igualdade, Educação, Cidadania, Trabalho, Solidariedade Social e distribuição de recursos e Administração Pública

Como pensa interagir com os eleitores?
Presencialmente e por todos os meios tecnológicos ao dispor, nunca perdendo de vista a preocupação de ouvir os que não têm voz, indo ao seu encontro se preciso for para os mobilizar na defesa dos seus direitos.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Coimbra
Círculo da Guarda
Círculo de Braga.

No Facebook:
No Twitter:
Site pessoal ou blog:

Proponentes de Teresa Brás