ruibebiano

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:

Nome completo:
Rui Manuel Bebiano do Nascimento

Data de nascimento:
11/24/1952

Naturalidade:
Castanheira de Pera

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Sou professor da FLUC, historiador, investigador do Centro de Estudos Sociais e diretor do Centro de Documentação 25 de Abril. Vivo em Coimbra, tendo sido entre 1969 e 1973 ativista estudantil e militante de uma organização política de oposição, situada na génese da UDP, na qual me mantive até 1977. Nesta qualidade, passei algum tempo na clandestinidade, trabalhando como operário da construção civil. Data também do período anterior à revolução, mais precisamente de 1970, o início da colaboração regular em revistas e jornais, muitas vezes com textos de opinião e intervenção, atividade que tenho mantido com regularidade até hoje. Tendo vivido parte do período revolucionário de 1974-1975 como militar, participei diretamente no processo de descolonização em Angola, nomeadamente em tarefas de colaboração de setores das forças armadas portuguesas com o MPLA. De regresso a Portugal, jamais deixei, mesmo depois de ter abandonado a militância partidária, de participar em atividades de natureza política e cívica situadas na área da esquerda, das quais destaco a participação nas campanhas presidenciais de Otelo Saraiva de Carvalho e de Maria de Lurdes Pintasilgo. A partir de 2000, colaborei em diversas iniciativas do Bloco de Esquerda, tendo sido seu candidato independente em duas eleições autárquicas. Fui entretanto dos primeiros signatários do Manifesto para uma Esquerda Livre, do Congresso Democrático da Alternativas e do Manifesto 3D. Sou membro do Fórum Manifesto.

Apresentação da candidatura
Vivemos tempo muito difíceis. Difíceis, em primeiro lugar, para a qualidade de vida da larga maioria dos portugueses e das portuguesas, empurrados para uma situação de empobrecimento, de insegurança e de ausência de perspetivas, particularmente experimentadas pelos mais jovens, que se sentem sem futuro, e pelos mais velhos, que se vêm defraudados nas expectativas de toda uma vida. Mas difíceis também para a construção de uma alternativa política capaz de mobilizar as pessoas para as tarefas de recuperação económica e social, de inversão das políticas centradas na austeridade e na precariedade, de reconstrução do Estado de bem-estar, e de renovação e revigoramento da participação democrática, sem as quais a superação da crise em curso será impossível ou apenas aparente. A minha candidatura pelo círculo de Coimbra nas listas do LIVRE/Tempo de Avançar tem três propósitos: 1) oferecer uma voz disponível para defender, no parlamento e/ou fora dele, este conjunto de prioridades nacionais; 2) dar corpo aos problemas, às necessidades e às preocupações das populações do distrito de Coimbra, região particularmente deprimida e esquecida na definição ou na reativação dos grandes projetos públicos e privados; 3) contribuir, distinguindo o que é essencial do que é acessório, e sem sectarismos, para um esforço de aproximação, dentro do universo das esquerdas, capaz de produzir uma alternativa credível de poder, de pôr termo às políticas de submissão aos mercados financeiros, de superar o imobilismo político que tem dominado os partidos do «arco do poder», e de acabar com a desvalorização do trabalho, do conhecimento e da qualidade de vida.

Áreas de intervenção preferenciais
Cultura, educação e comunicação social, dados os meus interesses pessoais mas também a formação académica e profissional. A defesa dos serviços públicos e do interesse comum estão também no meu horizonte de interesses e de preocupações.

Como pensa interagir com os eleitores?
A interação com os eleitores passa obrigatoriamente pelo aprofundamento da relação de cidadania que os aproxima daqueles que elegem. Esta relação requer que todos aprendam com todos, ouvindo e debatendo os temas e os projetos em cima da mesa. O meu compromisso é, caso seja escolhido como candidato e eleito, manter-me sempre em articulação direta com os eleitores, promovendo um processo de permanente auscultação e de prestação de contas.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Coimbra

No Facebook: https://www.facebook.com/ruibebiano
No Twitter: https://twitter.com/ruibebiano
Site pessoal ou blog: http://aterceiranoite.org

Proponentes de Rui Bebiano