digitalizar0002

 

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:

Alexandre Carreiro Barroso

Data de nascimento:
6/29/1950

Naturalidade:
Porto

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

64 anos, casado, natural de Cedofeita – Porto, Sou licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Em termos profissionais, comecei a trabalhar aos 15 anos na Banca – BNU e posteriormente CGD – onde permaneci durante 43 anos. Durante este longo período, percorri todos graus da Carreira Profissional, tendo sido reformado na categoria de Gerente de Agência.Fui dirigente sindical – delegado sindical e dirigente- membro da Direcção do Sindicato dos Bancários do Centro (1975-1977). Tive actividade política – antes e pós 25 de Abril – tendo sido militante do MES (Movimento Esquerda Socialista) candidato por Coimbra à Assembleia Constituinte. Fui também militante do MSU (Movimento Socialista Unificado) e da UEDS (União Esquerda para a Democracia Socialista). Apoiante das Candidaturas Presidenciais de Maria de Lurdes Pintassilgo e de Manuel Alegre. Tenho participado e actuado politicamente na área dos movimentos cívicos da esquerda, nomeadamente nos Cidadãos por Coimbra, e também no área sindical.

Apresentação da candidatura
Na situação actual em que o País se encontra, em que as alternativas políticas que se conhecem são tão indefinidas e inconsistentes, o Movimento Livre/Tempo de Avançar apresenta-se como uma lufada de ar fresco no modo de fazer política em Portugal. Assistimos hoje a uma política de contínuo empobrecimento do País, com um desemprego constante, e um aumento das situações de pobreza, camuflada com medidas assistencialistas, a um crescimento brutal de desigualdades, ao esmagamento do factor trabalho, à destruição da classe média, colocando-se como prioridade a defesa dos interesses da finança nacional e internacional, com uma postura de “bom aluno” perante uma Europa cada vez mais antidemocrática e arrogante. Consciente que é necessário hoje participar num combate que restabeleça no País condições para uma saída da actual crise económica, social e política, apresento-me a esta eleição para dar o meu contributo na luta por um Portugal sustentável, mobilizando os cidadãos para que voltem a acreditar que é possível ter um País melhor, mais justo e mais igual. . .

Áreas de intervenção preferenciais
Relações de trabalho. Emprego e Segurança Social

Como pensa interagir com os eleitores?
Através do contacto pessoal, hoje insubstituível. Também através das redes sociais (facebook e e-mail ) e intervindo em blogues.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Coimbra

No Facebook: alex.barroso@hotmail.com
No Twitter:
Site pessoal ou blog:

Proponentes de Alexandre Barroso