Jorge Wemans foto

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Jorge Salvador de Sande e Castro Wemans

Data de nascimento:
5/16/1953

Naturalidade:
Lisboa

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Jorge Salvador de Sande e Castro Wemans, nascido em Lisboa a 16.05.53, casado, pai de três filhos, avô de duas netas, jornalista. Diplomado em Jornalismo pela Escola Superior de Jornalismo de Paris. Foi diretor da RTP2, diretor do Serviço de Comunicação da Fundação Calouste Gulbenkian, diretor de Informação da Agência Lusa, provedor do leitor do jornal PÚBLICO, fundador e diretor-adjunto do jornal PÚBLICO, subdiretor do semanário EXPRESSO, editor do Suplemento de Economia do Diário de Notícias (1980-1981). Lecionou a Cadeira Deontologia da Comunicação do Curso de Comunicação Social e Cultural ¬da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Ativista do movimento estudantil. Preso pela PIDE/DGS na sequência do “caso da Capela do Rato” e enviado para o Forte de Caxias, nunca foi julgado. Foi militante do MES. Membro da direção do Sindicato dos Jornalistas e, posteriormente, membro do seu Conselho Deontológico. Fundador e primeiro presidente da direção da Associação Nacional de Direito ao Crédito. Fundador e membro da direção do European Microfinance Network (EMN). Associado da rede ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, de que foi presidente do Conselho Fiscal.

Apresentação da candidatura
Não dispondo de nenhum estatuto, atributo ou qualidade pessoal que me qualifiquem mais do que outro, ou outra, para o exercício do lugar de deputado. Mas neste momento muito difícil da nossa democracia, dos graves impasses sociais e societais pelos quais estamos passando, não posso deixar de estar disponível para, por todas as formas, construir uma alternativa à política selvagem de destruição do Estado, ao brutal recuo nos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos e das cidadãs e ao violento agravar das desigualdades que foram promovidos ao longo da última legislatura. Move-me a vontade de representar os interesses e as vozes dos mais afetados pela crise destes anos e contribuir para, em conjunto com outros, desbloquear o futuro e inscrever no horizonte próximo a possibilidade de inverter o processo de destruição económica, social e cultural de que o país e a sociedade portuguesa têm sido objeto.

Áreas de intervenção preferenciais
Comunicação Social. Cultura, audiovisual e programação cultural. Território e Desenvolvimento Local. Pobreza e Exclusão Social.

Como pensa interagir com os eleitores?
À semelhança das Presidências Abertas, divulgarei calendários trimestrais com indicação de locais, data e hora dedicados a ouvir os cidadãos e a s cidadãs do círculo eleitoral. Esses locais serão geograficamente distribuídos pelo território do círculo. Criarei mail e facebook específicos e pessoais para receber qualquer pedido / queixa / sugestão de eleitores(as) do círculo eleitoral e para manter apresentação permanente das sequências dadas a esses contatos, bem como da minha restante atividade enquanto deputado. Estimularei o meu grupo parlamentar, bem como outros grupos partidários e a própria Assembleia da República a adotarem regras de transparência e de prestação de contas que produzam resultados no entendimento fácil e rápido por parte dos cidadãos e das cidadãs sobre o que é discutido, feito e votado na casa da democracia e como podem todos nela participar ativamente.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Lisboa
Círculo de Vila Real
Círculo da Guarda

No Facebook:
No Twitter:
Site pessoal ou blog:

Proponentes de Jorge Wemans