FOTO Rui Manuel Moreira Vidal Simões

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Rui Manuel Moreira Vidal Simões

Data de nascimento:
5/1/1966

Naturalidade:
Lisboa – São Sebastião da Pedreira

Nacionalidade:
Português

Apresentação pessoal

Com a formação académica: Curso Superior de Línguas e Turismo; Curso de Estudos Superiores Especializados em Gestão de Empresas Turístico-Hoteleiras; Pós-Graduação em Sustentabilidade, Cidadania Ambiental e Participação, e Mestrando na área, iniciei a minha actividade profissional na área do Turismo, como Guia Turístico e Técnico Superior de Turismo em empresas da área, evoluindo no setor privado, quer na gestão Turística-Hoteleira, quer na gestão de empresas de Audiovisuais. Ao momento, continuo a exercer funções de gestor no sector privado, que concilio com a atividade de assessoria no sector público. Associei-me em 2007 aos Cidadãos Por Lisboa, como apoiante voluntario. Em 2009 fui candidato autárquico, eleito para a Freguesia de Santa Maria dos Olivais, Lisboa, onde exerci funções de Vogal do Executivo (não remunerado) para as áreas do Comércio, Turismo, Mobilidade e Transportes (2009-2013); Nas autárquicas de 2013 fui candidato dos Cidadãos Por Lisboa à Assembleia Municipal de Lisboa. Não fui eleito directamente, fiquei como Deputado Municipal substituto, para as situações de ”ausência forçada” dos eleitos. No ano passado, por um novo projeto político, a nível nacional, aderi também ao LIVRE. Participo voluntária e ativamente na sociedade civil, exerci na última década, funções de direcção na Associação Comércio Audiovisuais de Portugal e na Associação Comércio dos Mercados de Lisboa. Sou Ativista Ambiental na área da Cidadania, Educação Ambiental e Participação.

Apresentação da candidatura
Nasci no dia 1 de Maio de 1966, tinha praticamente 8 anos quando sucedeu o 25 de Abril… Dos saltos de alegria que o meu pai deu nesse dia em casa, dos medos e receios da minha mãe, do reboliço que se sentia em família nesses dias com dois dos meus tios directos, que pertenciam á “LUAR”, nesses momentos, dias e dias desaparecidos, por vezes sem dar noticias… suscitava em mim uma consciência inocente, mas feliz para aquilo que se dizia que era a política, a participação para o nosso futuro. Fui crescendo, sempre atento, muito me envolvendo e interessando, mas pouco participando, até que com a entrada na idade dos “quarentas”, (tenho hoje 49) que muitos designam de “idade real” da consciência, verifiquei que muito longe estava eu dos meus 8 anos, não na idade mas… de tudo aquilo que ouvi, de tudo aquilo que li, de tudo aquilo que vivi, enfim de tudo aquilo que entendi. Por isso, nesse momento me apercebi e decidi: Não mais vou apontar, vou sim ajudar a mudar. Por isso me envolvi de forma participativa em 2007 na candidatura da cidadania em Lisboa, Cidadãos Por Lisboa, e desde aí, comecei a ajudar a mudar e a influenciar quem podia mudar; em campanha de rua, como autarca de freguesia, como autarca ou como colaborador na assembleia municipal da Autarquia. Hoje, observo atentamente os meus filhos, muito jovens, e penso… que não lhes quero e não lhes posso deixar, para o futuro, um país assim. Por isso me candidato. Porque sei… Como sei, que já ajudei e que continuo a ajudar. Como sei que quando não se comanda, é muito importante poder influenciar. Penso, pois, como muitos de nós pensamos: Que É AGORA que: É TEMPO de MUDAR, e É TEMPO DE AVANÇAR.

Áreas de intervenção preferenciais
Empresarial, Comércial, Turismo, Inovação e Empreendedorismo, Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

Como pensa interagir com os eleitores?
A nossa interação com os eleitores num clima de campanha eleitoral terá de se basear numa comunicação com linguagem acessível, franca, directa e muitas vezes curta, no sentido de se conseguir não só a atenção dos eleitores, como de igual modo, proporcionar lhes espaço e tempo para que eles próprios possam expor os seus problemas e, mais importante ainda, possam questionar-nos sobre dúvidas que sustentem em relação ao nosso projeto político.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Lisboa
Círculo de Castelo Branco

No Facebook:
No Twitter:
Site pessoal ou blog:

Proponentes de Rui Simões