Maria Joao Bernardo

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Maria João Duarte Nobre Pereira Bernardo

Data de nascimento:
7/20/1971

Naturalidade:
Lisboa

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

43 Anos, natural de Lisboa, formada em Antropologia. Nunca pedi o diploma mas reconheço que me deu ferramentas para ser uma melhor profissional nos diversos trabalhos/ empregos ao longo da minha vida. Trabalhei em áreas tão diferentes como produção de espectáculos, animação cultural, secretariado executivo e não executivo, comércio e serviços turísticos, tive estabelecimento próprio. Trabalhei em bares e discotecas como “barmaid” ou “DJ”. Fui empresária, contratada, efectiva e recibo verde precário e não precário, desempregada com e sem subsídio e voluntária. Neste mosaico de experiências, sem ter saído de Portugal, com excepção de um curto Erasmus, “vi mundo” através do meu gosto de falar e ouvir gente e gentes de toda a condição. Também me permitiu desenvolver alguma resiliência que vou acompanhando de umas gargalhadas. Nos últimos anos tenho procurado deixar de ser urbana e tornar-me rural. Interessei-me por política na escola secundária mas a festa de autocolantes e rebuçados patrocinada pelos partidos do poder minou a minha vontade de maior participação. Até agora, a única vez que fui candidata e eleita foi enquanto representante dos estudantes, para membro dos conselhos directivo e pedagógico do ISCSP, onde estudei. Saudei o aparecimento do Livre e tornei-me apoiante. Pela concordância ideológica primeiro mas também e sobretudo pela metodologia inovadora para eleger e ser eleito no partido. Subscrevi o Tempo de Avançar, um passo importante para unir as esquerdas.

Apresentação da candidatura
Pertenço a uma geração que herdou as conquistas do 25 de Abril. De origens humildes, tive acesso a oportunidades que os meus pais não tiveram mas vejo com preocupação a ameaça do tempo presente às gerações futuras. Se antes do assalto neoliberal dos últimos governos o equilíbrio social era precário, neste momento parece ter havido um sismo que colocou os pilares básicos de uma sociedade minimamente saudável em perigo. Face ao cenário actual, é para mim um dever cívico, ético e moral mobilizar-me pela candidatura cidadã Livre/ Tempo de Avançar e poder contribuir na prossecução das suas linhas programáticas.

Áreas de intervenção preferenciais
A minha área de intervenção preferencial será a do Desenvolvimento Regional e Rural, tendo em conta que afecta áreas como ordenamento do território e ambiente, agricultura e ecologia, poder local e cidadania, trabalho e segurança social, educação e cultura.

Como pensa interagir com os eleitores?
Candidato-me por terras que não são “a minha”. Nem por isso estarei menos disponível para ouvir e esclarecer os eleitores através do contacto presencial (formal ou não), do email e caixa postal ou das redes sociais.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Faro
Círculo de Santarém
Círculo de Évora

No Facebook: https://www.facebook.com/bernardomj
No Twitter:
Site pessoal ou blog:

Proponentes de Maria João Bernardo