foto candidata Ofélia Janeiro

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:Maria Ofélia Passinhas Janeiro

Data de nascimento:
4/28/1968

Naturalidade:
Reguengos de Monsaraz

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Tenho 47 anos, nasci em Reguengos de Monsaraz e vivo em Alverca, concelho de Vila Franca de Xira. Fiz uma licenciatura em Relações Internacionais, que nunca pus a uso, e uma pós-graduação em Direito do Consumo, realizada por motivos profissionais. Ao longo da minha vida profissional desempenhei variadíssimos papéis. Fui professora contratada a 200 km de casa, estive a recibos verdes no antigo Secretariado Nacional de Reabilitação na organização de uma conferência internacional sobre tecnologias de reabilitação, e trabalhei em lojas. Hoje trabalho na gestão de reclamações numa multinacional dinamarquesa. Sobre os sonhos profissionais impuseram-se outros valores mais prosaicos, mas ao lado fui fazendo o que me apraz, fiz radio pirata, ajudei a escrever um livro, fui dirigente em associações desportivas, colaborei em revistas e jornais locais. E envolvi-me na criação de um novo partido político, o LIVRE, cujo Grupo de Contacto hoje integro.

Apresentação da candidatura
Nasci e cresci nos princípios da esquerda, mas nunca desenvolvi qualquer atividade política, nem fiz parte de qualquer estrutura partidária até há um ano atrás. Não me revejo em ortodoxias nem em discursos radicalizados. Embora nunca tenha deixado de votar vi-me nos últimos tempos na iminência de votar em branco, perante a incapacidade de diálogo à esquerda que nos atirou para este limbo democrático. Entrei no LIVRE quase por acaso, talvez porque o retrocesso social dos últimos anos me empurrou para fora do conforto do protesto e me obrigou, em consciência, a meter mãos à obra na reconstrução de um futuro mais aceitável. O LIVRE/TEMPO DE AVANÇAR devolveu-me a vontade de acreditar que temos futuro e a minha candidatura pretende poder contribuir com uma visão empírica e próxima do mundo real. A visão das pessoas que se cruzam comigo nas ruas, que encontro atrás da caixa de um supermercado, de quem é despedido por SMS, dos velhos que veem regressar a casa a família dos seus próprios filhos, a visão da amiga enfermeira que só descansa um dia por semana porque o seu serviço não tem pessoal suficiente, ou a visão de quem partilha a secretária comigo todos os dias e todos os dias reforça a ideia de que os políticos que temos só lhe lixam a vida. O que quero, partilhando estas visões, é acrescentar dois braços na realização da tarefa de travar a desesperança e o medo e ir mais além na proteção daqueles que menos ferramentas têm para se protegerem. Concorro preferencialmente pelo distrito de Évora, onde nasci, porque embora não residindo lá, são gigantescas as raízes familiares que lá permanecem, e que me fazem eco das dificuldades de emprego, em especial fora da capital de distrito, do abandono financeiro e emocional dos mais idosos e da falta de perspetiva de futuro dos jovens, cuja alternativa é migrar ou emigrar, como nos anos 60. É preciso mudar este estado de coisas e só uma alternativa séria, progressista e humanista como o LIVRE/TEMPO DE AVANÇAR o pode conseguir

Áreas de intervenção preferenciais
A defesa e proteção dos cidadãos mais desprotegidos. Do cidadão com deficiência que viu os seus direitos diminuídos, em especial a sua capacidade autonómica; Do cidadão imigrante, abandonado pelo país que sonhou ser o seu; Do cidadão desempregado e precário, que trabalha à hora, ao dia, continuadamente, sem segurança e perspetiva de futuro. Do cidadão sénior e das crianças, unidos pela pobreza imposta pela austeridade cega.

Como pensa interagir com os eleitores?
principalmente ouvindo os outros, através quer de plataformas mais abrangentes, como as redes sociais, quer através de encontros cara a cara com a comunidade.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Évora
Círculo de Lisboa

No Facebook:
No Twitter: @OfeliaJaneiro
Site pessoal ou blog:

Proponentes de: Ofélia Janeiro