patricia gonçalves

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Patrícia Carla Serrano Gonçalves

Data de nascimento:
10/16/1971

Naturalidade:
Barreiro

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Nasci em 1971 e sou natural do Barreiro, onde cresci. Estudei no Instituto Superior Técnico, onde me licenciei em Engenharia Física Tecnológica e onde depois me doutorei em Física na área de Física Experimental de Partículas, desenvolvendo trabalho numa experiência no CERN em Genebra. Sou investigadora no Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas e professora convidada no Instituto Superior Técnico. Fui membro da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC). Sou também membro da Associação Nacional dos Investigadores de Ciência e Tecnologia (ANICT), mas discordo fortemente da atuação desta associação nos últimos anos. Sou fundadora da Associação República e Laicidade. Desde 2013 sou também secretária do Conselho Científico da instituição de investigação onde trabalho. Não pertenci a nenhum partido político até me ter tornado membro do LIVRE, em Maio de 2014. Fi-lo com toda a alegria e com a convicção de que este é um projeto fundamental para o nosso país. No LIVRE coordeno o Círculo Temático “Ciência e Sociedade” e sou membro do Grupo de Coordenação Local do Distrito de Setúbal. Sou também membro do Conselho da Candidatura Cidadã LIVRE/Tempo de Avançar, e faço parte da Comissão Coordenadora onde participo no trabalho de coordenação do Programa e asseguro a coordenação da área programática “Ciência, Tecnologia e Ensino Superior”.

Apresentação da candidatura
Estamos do outro lado, numa espécie de outra margem quando a distância entre o que pensamos e o que fazemos faz parte de nós. Ao desistirmos de participar no processo democrático para além do voto, ao cedermos à autocensura e ao “eles lá saberão” ficamos na margem da democracia. Contrariar o afastamento dos cidadãos da política foi uma das razões que me fez avançar. Outro tipo de afastamento, o dos últimos anos, em que o nosso país se afastou do caminho do progresso para uma sociedade mais justa, mais democrática e inclusiva, foi a outra razão para me apresentar. Partimos do 25 de Abril com um país atrasado em relação à Europa, após 48 anos de ditadura e de analfabetismo continuado. Acreditei que iriamos conseguir ultrapassar este atraso com a qualificação dos cidadãos, com o acesso de todos à educação e à saúde e ao emprego e com a integração europeia. No entanto, o impensável aconteceu, com o péssimo governo dos últimos 4 anos numa Europa que não é democrática: vimos a escola pública negligenciada e o acesso dos cidadãos à saúde dificultado; vimos a aposta na qualificação a esvair-se, com os cidadãos qualificados a partir e assistimos à aposta na inclusão sumir-se, com a desvalorização do trabalho e a ameaça do desemprego. É agora urgente que uma esquerda europeia livre, anti-austeritária, responsável e inclusiva encontre novos caminhos até uma Europa democrática. Na minha área de intervenção, defenderei o acesso ao conhecimento, a promoção do pensamento crítico, do debate informado e da tomada fundamentada de decisões, pois cidadãos informados defendem melhor os interesses de todos. Defenderei a escola pública e um modelo de desenvolvimento económico baseado na qualificação e na sustentabilidade dos nossos recursos. Defenderei um país para daqui a 4 anos e não o país de há 4 anos. O país de hoje tem ainda muitas ”margens” e poucas pontes. Candidato-me para construir e reforçar pontes entre o que queremos e o que temos. Para ajudar a alcançar.

Áreas de intervenção preferenciais
Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Educação; Igualdade de género e Direitos Humanos.

Como pensa interagir com os eleitores?
Manter um blogue ou página de internet em que apresentarei questões, ideias, opiniões e em que justificarei as minhas tomadas de posição. Manter um fórum eletrónico de discussão permanente com os cidadãos do meu círculo eleitoral, a quem convidarei a participar em debates bimensais presenciais sobre questões específicas.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Setúbal
Círculo de Lisboa
Círculo de Santarém

No Facebook: http://www.facebook.com/PatriciaSerranoGoncalves
No Twitter: http://twitter.com/PatriciaSerrano
Site pessoal ou blog: https://daoutramargemdorio.wordpress.com

Proponentes de: Patrícia Gonçalves