foto bernardino aranda

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:

Bernardino dos Santos Aranda Tavares

Data de nascimento:
6/9/1976

Naturalidade:
Portugal

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Economista, 38 anos, trabalhou na área da banca e dos seguros. Foi depois assessor do Vereador José Sá Fernandes, na CML, durante o mandato em que esteve na oposição ao PSD e durante o 1º mandato em que teve os pelouros do ambiente e espaços públicos. Hoje é gerente de 2 livrarias. Uma em Sacavém e outra no Barreiro. Militante comunista desde os 17 anos, tem mantido sempre o activismo em diversas frentes e diversas causas. É dirigente da Renovação Comunista.

Apresentação da candidatura
A minha candidatura tem a preocupação de colocar no centro do debate, com mais força e assertividade, os problemas ambientais e a sua estreita ligação aos paradigmas de crescimento e desenvolvimento económico e, em última análise, a sua ligação à forma como todos nós vivemos as nossas vidas: como trabalhamos, produzimos, consumimos, nos deslocamos, etc. Acredito que as soluções para a a tremenda crise que enfrentamos hoje em Portugal, na Europa e no Mundo, não passam apenas pela esfera económica. As abordagens políticas têm de ser integradas e o vector ambiental não pode continuar a ser secundarizado. Por exemplo: É necessário questionar se a felicidade e o bem estar do nosso povo é determinada pelo crescimento do emprego, do PIB e do consumo, ou se factores como a autonomia e a liberdade, a educação e a cultura, a qualidade do ar e a da alimentação, a igualdade e a justiça, não são tão ou mais importantes para a construção de um Mundo Melhor.

Áreas de intervenção preferenciais
Economia e Ambiente

Como pensa interagir com os eleitores?
A candidatura Tempo de Avançar, pela sua natureza, terá sempre de ser uma candidatura de contacto estreito com os cidadãos. Reuniões, votações, debates e comunicados deverão ser instrumentos da nossa actividade política e ainda outras ferramentas (nomeadamente aproveitando as potencialidades tecnológicas que hoje existem) terão de ser pensadas e exploradas com vista a aprofundar sempre mais a ligação entre a candidatura e os eleitores, fazendo circular a informação e sobretudo aproveitando ao máximo a energia, a opinião e o conhecimento de todos, para o bem de todos.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Lisboa
Círculo de Setúbal

No Facebook: https://www.facebook.com/bernardino.aranda
No Twitter:
Site pessoal ou blog:

Proponentes de Bernardino Aranda