FotoBR

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Bernardo Magalhães Ramalho Rosa Rodrigues

Data de nascimento:
6/7/1978

Naturalidade:
Lisboa

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Sou jurista de formação. Em 2001, ainda à espera das últimas notas, parti para a Holanda para um Masters em Assistência Humanitária, dai para Roma para uns meses numa ONG, seguido de dois anos na Indonésia, onde trabalhei para o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, num projeto que reunia familias separadas entre a Indonésia e Timor Leste. Nos ultimos 10 anos tenho vivido em Bruxelas, a trabalhar em assuntos europeus, sobretudo na área da politica regional, primeiro a fazer lobbying pela associação europeia das grandes cidades europeias, e nos últimos 3 anos, pela representação da cidade de Londres em Bruxelas. Sempre tive o bichinho do voluntariado e do associativismo, primeiro durante os anos da universidade, altura em que me empenhei na Quercus, e fiz parte de uma lista apartidaria para a Associação de Estudantes. Mais tarde, durante um ano sabático em Washington DC, fui voluntário num serviço de apoio a pessoas sem abrigo. Juntei-me ao núcleo territorial do LIVRE de Bruxelas há cerca de um ano porque sempre quis ter uma intervenção mais activa na politica portuguesa e encontrei finalmente um movimento em cujos principios me conseguia rever!

Apresentação da candidatura
Identifico-me plenamente com os valores defendidos por esta candidatura cidadã. Defendo em particular a necessidade do recuperar e ultrapassar os anteriores niveis de investimento na saude pública, na educação e na pesquisa como base do desenvolvimento social e económico do pais. Pretendo contribuir fazendo uso da minha expêriencia na área dos assuntos europeus. Portugal precisa de aumentar a sua presença e influência em Bruxelas. Mas isso não passa só pela competência e eficácia dos trabalhos regulares nas instituições, nomeadamente através da representação permanente em Bruxelas. Há um enorme trabalho a fazer para incentivar as mais diversas instituições nacionais, dos poderes locais, às Universidades, empresas e centros de pesquisa, a aumentarem consideravelmente o seu conhecimento sobre assuntos europeus, com vista a tirarem maior e melhor proveito das oportunidades existentes, actualmente claramente subaproveitadas no nosso pais. A Europa, das iniciativas de cooperação pan-europeia aos diversos tipos de fundos, pode e deve ser uma importante alavanca para reforçar o elo entre os poderes locais, a investigação e o tecido empresarial local, base essencial de uma recuperação económica baseada no potencial de cada região.

Áreas de intervenção preferenciais
Assuntos Europeus Ordenamento do territorio e poder local

Como pensa interagir com os eleitores?
Defendo a transparência como principio fundamental. Dos votos, às contas, às reuniões, toda a actividade de um deputado deve ser pública, transparente e fácilmente consultável, independentemente dos minimos exigidos pela lei. Defendo que os deputados tenham esta informação acessivel na internet, e que se disponibilizem regularmente para eventuais esclarecimentos adicionais pelos diversos meios, consoante as circumstâncias : emails, redes sociais, reuniões com grupos legitimos e representativos. Para além disso, defendo que faz parte das responsibilidades dos deputados ir ao encontro do eleitor passivo, dos cidadãos desinteressados, de modo a reforçar as insituicões democráticas e, no final de contas, a sua propria legitimidade.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo da Europa
Círculo de Lisboa

No Facebook:
No Twitter: https://twitter.com/BrodEU
Site pessoal ou blog:

Proponentes de Bernardo Rosa Rodrigues