Eugénia Santa Bárbara

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Ana Eugénia Santa Bárbara Ramos

Data de nascimento:
9/6/1980

Naturalidade:
Lisboa

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Cresci e tenho vivido a maior parte da minha vida em Sines. Após ter completado o ensino secundário, onde fui dirigente associativa, licenciei-me em Geografia e Planeamento Regional na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, faculdade na qual obtive igualmente o grau de mestre em Gestão do Território em 2014. Atualmente exerço funções de técnica superior na Câmara Municipal de Sines. Ingressei na JCP e no PCP com 14 anos, partido do qual me afastei em 2000, mas do qual me desvinculei apenas em 2008. Desde 2008 que faço parte de um Movimento de Cidadãos de âmbito local, Movimento SIM – Sines Interessa Mais, que venceu as eleições autárquicas em 2009, e pelo qual fui eleita deputada municipal, no mandato 2009-2013. Tenho participado ativamente no associativismo local, em particular na Associação Cívica Sines Interessa Mais, na Associação Pro Artes de Sines e na Associação Sines Solidária, associações das quais sou sócia fundadora. Tenho estado atenta a todas as iniciativas políticas de esquerda alternativas que têm surgido, participei nos Congressos Democráticos das Alternativas e subscrevi o Movimento 3D. Consequentemente e inevitavelmente, subscrevi a Candidatura Cidadã Tempo de Avançar, tendo recentemente sido eleita representante do núcleo do Alentejo Litoral e componho o grupo de sete elementos saído das eleições distritais.

Apresentação da candidatura
Em Portugal vivem-se tempos muito difíceis e, sob o pretexto da crise económica e de uma dívida insustentável, assistimos à destruição de tudo aquilo que foi construído sob os valores da democracia e da liberdade instituídos em Abril de 1974. Assistimos ao desmantelamento do Estado Social, da Educação, do Serviço Nacional de Saúde, e da Segurança Social, ao roubo sistemático dos trabalhadores e reformados, e à desvalorização do trabalho, por aqueles que consideram que deve ser através do empobrecimento dos portugueses que a dívida se pagará, sem nunca porem em causa os princípios do sistema neoliberal e financeiro que defendem, gerador desta crise, e que continua a alimentar as suas fortunas pessoais. A crise atingiu transversalmente a sociedade portuguesa, afetando em particular os mais desprotegidos. Os jovens não têm qualquer esperança no seu futuro, eles que são por natureza a força e a vanguarda das sociedades, mas que agora, sem perspetivas de um trabalho e de um salário, são privados do direito à transição para uma vida adulta, autónoma e de livre afirmação. É a minha revolta e indignação perante esta situação que reforça a minha consciência coletiva e me motiva a participar neste Movimento. A minha candidatura baseia-se na vontade que tenho de transformar a realidade e contribuir para a construção do futuro da minha região, de Portugal e da Europa, no âmbito de um Movimento constituído por homens e mulheres em quem acredito, e que defendem os princípios do progresso e do humanismo.

Áreas de intervenção preferenciais
Políticas de Ordenamento do Território e Ambiente, Política de Cidades, Coesão Territorial e Social, Integração Europeia, Desenvolvimento Regional e Direitos Humanos.

Como pensa interagir com os eleitores?
Pretendo trabalhar ativamente no núcleo do Alentejo Litoral e no distrito, divulgando e replicando todas as iniciativas nacionais e promover debates temáticos com o objetivo de apresentar o nosso Movimento e as suas propostas à população. Tenciono, interagir com a população nos debates e nas redes sociais, mas principalmente em ações e intervenções na rua, de forma a dar maior visibilidade ao nosso Movimento.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Setúbal

No Facebook: https://www.facebook.com/eugenia.s.barbara
No Twitter:
Site pessoal ou blog:

Proponentes de Eugénia Santa Bárbara