César Fonseca_Foto

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:

César Simões da Fonseca

Data de nascimento:
8/11/1976

Naturalidade:
Lisboa

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Sou natural de Lisboa, distrito onde vivi grande parte da minha vida. Licenciei-me na área da biotecnologia (2000) e completei o meu doutoramento em engenharia biológica (2007) no distrito de Setúbal, com duas passagens pela Suécia (2002 e 2005). Investigador no domínio da bioenergia e bioeconomia, tenho participado e coordenado projetos nacionais e europeus dirigidos para um desenvolvimento sustentável, especificamente no domínio dos biocombustíveis e outros bioprodutos, por forma a reduzir a dependência de recursos fósseis e a emissão de gases com efeito de estufa. No final de 2013 deparei-me com a iniciativa que desencadeou na criação do LIVRE. Identifiquei-me com os pilares do partido – Esquerda, Liberdade, Europa e Ecologia – recolhendo assinaturas para a sua formalização, participando na Assembleia Constituinte, na campanha para as eleições europeias e numa ou outra iniciativa do partido, o que não me permite afirmar que tenha experiência política. No entanto, decidi que era tempo de cumprir o dever cívico de participação ativa na sociedade e no desenvolvimento do país, numa fase especialmente difícil. É tempo de tentar mudar a política nacional, é TEMPO DE AVANÇAR.

Apresentação da candidatura
Portugal pode seguir um caminho diferente. Para isso, a participação cívica é determinante, não só pelo voto, mas também através de ações associativas e políticas. Eu pretendo contribuir mais ativamente para planos e ações no domínio da energia, do ambiente, da ciência e da tecnologia. Pretendo promover o desenvolvimento sustentável através de políticas de valorização dos recursos endógenos renováveis, redução do consumo de recursos fósseis, redução de emissões de gases com efeito de estufa e racionalização energética. Pretendo promover o envolvimento dos políticos, dos cientistas e dos cidadãos interessados num plano estratégico nacional para as energias renováveis e eficiência energética para 2020-2050, nomeadamente definindo como meta um setor energético livre de combustíveis fósseis, i.e. 100% baseado em energias renováveis, em 2050. Pretendo também contribuir para uma estratégia para ciência e tecnologia, com políticas de financiamento estáveis, desburocratizadas e diversificadas, com sistemas de avaliação rápidos e transparentes, com um ensino público de qualidade e um sistema científico e tecnológico nacional competitivo, com emprego científico digno e estável nos setores público e privado, para um desenvolvimento científico e tecnológico com impacto na sociedade e na economia nacional. Pretendo ainda defender as restantes linhas programáticas do L/TdA nomeadamente: – no combate à precariedade do trabalho; – na promoção do estado social e no combate às desigualdades e exclusão social, com saúde e educação públicas gratuitas, com valorização do contributo de todos os cidadãos para uma sociedade ativa, motivada e solidária; – na promoção da qualidade de vida dos cidadãos, nomeadamente através de políticas de proximidade, para a qual será indispensável a regionalização; – na promoção de um papel ativo de Portugal na Europa para uma maior integração e solidariedade europeias; – na dignificação da política nacional.

Áreas de intervenção preferenciais
Ambiente, agricultura, florestas e mar; Ciência e tecnologia

Como pensa interagir com os eleitores?
A interação com os eleitores poderá ser feita através: – da criação de um fórum de discussão do grupo parlamentar com os cidadãos. Este fórum, predominantemente ativo pela internet, teria sessões presenciais periódicas (quinzenais ou mensais); – da promoção de debates públicos temáticos; – do contacto pessoal via e-mail, telefone ou outras plataformas (e.g. facebook).

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Lisboa
Círculo de Setúbal
Círculo da Europa

No Facebook: https://www.facebook.com/cesar.fonseca.76
No Twitter: https://twitter.com/cesf
Site pessoal ou blog: https://www.linkedin.com/in/cesarfonseca

Proponentes de César Fonseca