Nuno Serra (TdA)

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:Nuno Miguel Pires Serra

Data de nascimento:
10/26/1968

Naturalidade:
Arrifana (Guarda)

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal
Nasceu na Guarda, em 1968. Concluiu o ensino básico na Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca e o 12.º Ano na Escola Secundária Afonso de Albuquerque. Licenciou-se em Geografia na Universidade de Coimbra, onde viria também a concluir o Mestrado. Encontra-se actualmente a preparar o doutoramento, na Faculdade de Economia da mesma universidade. A sua vida profissional começa em Coimbra, no Centro de Estudos Sociais, instituição a que permanece ligado e onde exerceu as funções de investigador e assistente de investigação. Nessa altura, leccionou no ensino básico e secundário, no ensino profissional e no ensino superior. Já em Lisboa, foi assessor do Secretário de Estado do Ensino Superior, José Reis, no XIV Governo Constitucional e exerceu funções no PRODEP entre 2001 e 2004. Desde então, trabalha na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, nas áreas do Desenvolvimento Comunitário e Acção Social. Entre 2008 e 2009 foi assessor da deputada Ana Drago, no Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda. Nos anos noventa pertenceu ao núcleo de Coimbra da Amnistia Internacional e foi dirigente da Pro-Urbe. Fundador da Política XXI, permanece hoje ligado ao Fórum Manifesto, integrando a respectiva direcção. É membro da Comissão Organizadora do Congresso Democrático das Alternativas (CDA).

Apresentação da candidatura
Nasci seis anos antes do 25 de Abril, o momento de viragem que transformaria o país e a vida dos portugueses. Não soube, até aos meus dez anos, o que era ter água canalizada. E recordo-me de haver pessoas, na minha aldeia, que não tinham luz. Nessa altura, eram muitas as famílias que estavam emigradas e aceitava-se, com a maior naturalidade, que a maioria das crianças e jovens acabaria por concluir apenas a 4.ª classe ou, na melhor das hipóteses, o 9.º ano. Lembro-me de como eram bem aceites as diferenças de estatuto social e o modo como moldavam relações e definiam
estratos, desigualdades, diferenças de poder e de oportunidades.
Morria-se pelas causas mais banais, devido às precárias condições de vida e ao limitado acesso a cuidados de saúde. Lembro-me do frio e da dureza do trabalho nos campos. Tenho 46 anos mas lembro-me bem desse país. Sei que os progressos foram incomensuráveis e chegaram, com diferente intensidade, a todos os lados. Mas sei também que tudo é mais frágil do que parece. Nos últimos anos, Portugal entrou em retrocesso, com a pobreza a afectar milhares de idosos e crianças, o desemprego a galopar e a emigração a voltar aos anos sessenta. Com o desmantelamento da rede de serviços públicos a favorecer os interesses privados. Tudo em nome de um projecto político que, a coberto das “imposições externas” e do “empobrecimento inevitável”, está a nivelar por baixo a economia e a provocar o deslaçamento social. Sem que nenhum dos problemas do país esteja a ser resolvido, antes agravado. Candidato-me assim para representar o trabalho colectivo do movimento em que estou empenhado, em nome das respostas de que o país precisa e que enfrentem, com realismo e determinação, os constrangimentos que nos afectam. Respostas assentes em políticas públicas
de desenvolvimento e coesão, que devolvam às pessoas a ideia de futuro e bem comum. Candidato-me porque me lembro, demasiado bem, de um país que não quero de volta.

Áreas de intervenção preferenciais
Educação e Ensino Superior, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, Políticas de Habitação e Políticas Urbanas, Políticas Sociais.

Como pensa interagir com os eleitores?
Contacto directo, em acções de rua, sobretudo para ouvir as pessoas; sessões de campanha, debate e esclarecimento sobre o programa do Livre/Tempo de Avançar; presença nos meios de comunicação social locais.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo da Guarda
Cìrculo de Lisboa

No Facebook: https://www.facebook.com/nuno.serra
No Twitter:
Site pessoal ou blog: http://ladroesdebicicletas.blogspot.pt/

Proponentes de: Nuno Serra