João Carlos Macedo

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
João Carlos Gama Martins de Macedo

Data de nascimento:
2/14/1971

Naturalidade:
Braga

Nacionalidade:
Braga

Apresentação pessoal

Natural de Braga, residente em Braga, casado e pai de dois filhos. Licenciado em Enfermagem de Saúde Comunitária (Univ. Católica Portuguesa-1997); Pós-Graduado em Bioética (Univ. Católica Portuguesa-1998 e 2002); Mestre em Educação – especialização em Educação para a Saúde (Universidade do Minho-2004); Título de especialista em Enfermagem (Universidade do Minho – 2014) Exerceu funções de enfermeiro no Hospital de S. Marcos – Braga (1993-1999) Docente de enfermagem na Escola de Enfermagem da Universidade do Minho desde 1999. Diretor do Curso de licenciatura em enfermagem (2012 -2013). Lecciona Ética e Deontologia, Bioética versus Fim da Vida e Enfermagem de Saúde Comunitária no curso de licenciatura em enfermagem e na Pós-graduação em Enfermagem de Cuidados Paliativos. Autor do livro “Educar para a Morte”, Almedina Editora (2011). Audição na Comissão de Saúde na Assembleia da República a propósito do processo legislativo “Testamento Vital” – 2011 Candidato nas autárquicas 2013 à junta de freguesia de Gualtar pelo Movimento de Cidadãos – CEM (Cidadania em Movimento); Dirigente sindical do SEP (Sindicato dos Enfermeiros Portugueses) – [1993-1999]. Delegado sindical do SNESup ( Sindicato Nacional do Ensino Superior) – [2003-2015]

Apresentação da candidatura
Esta nova forma de eleger os representantes no parlamento é uma forma inovadora, mais democrática e, acima de tudo, (re)concilia o cidadão com a vida política nacional. Nesta linha, comungo dos valores, princípios de ideias desta candidatura cidadã (LIVRE/TEMPO de AVANÇAR) e assumo que o meu contributo enquanto candidato será no sentido de levar ao parlamento, os problemas, anseios e as grandes preocupações do cidadão. Julgo que, não estando aliado a uma lógica partidária, a minha preocupação será a fidelidade a quem me elegeu, uma atitude de responsabilidade e uma prestação de contas permanente. Não tenho soluções mágicas, mas as diferenças nestas candidaturas cidadãs começam a aparecer no plano do sistema democrático e isso pode fazer a diferença e mudar o nosso país.

Áreas de intervenção preferenciais
As minhas áreas preferenciais são a Saúde, Trabalho (condições laborais) e Educação (especialmente área do ensino superior).

Como pensa interagir com os eleitores?
Todos os meios de comunicar são fundamentais e imprescindíveis. Tenho especial preferência pelo contacto direto com os eleitores. Contudo, as outras ferramentas que hoje estão ao nosso alcance, serão utilizadas para uma informação adequada sobre os trabalhos parlamentares.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Braga.

No Facebook: https://www.facebook.com/joaocarlos.macedo.14
No Twitter:
Site pessoal ou blog:

Proponentes de João Carlos Macedo