Andre

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
André João Maurício Leitão do Valle Wemans

Data de nascimento:
9/18/1971

Naturalidade:
S. Domingos de Benfica, Lisboa

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Olá, sou André Wemans, 43 anos casado e com 2 filhos. Nasci em Lisboa onde vivi praticamente toda a minha vida, formei-me em Engenharia Física na Faculdade de Ciências e Tecnologia e decidi que queria continuar a estudar acrescentando investigar e ensinar, tendo passado por vários projectos e bolsas até me ter Doutorado e passado a Professor Auxiliar na FCT. Proponho me assim para os círculos de Lisboa onde vivo e de Setúbal onde estudei e trabalho desde 1990. Sem contar com uma pequena experiência de menos de um ano na associação de estudantes da Escola Secundária Fonseca de Benevides não tenho mais experiência associativa ou política nacional até me ter inscrito como membro do LIVRE para o seu congresso fundador em Janeiro de 2014. Sou Europeísta e acredito que a União Europa ainda tem muito para dar ao mundo e ao desenvolvimento mas apenas o conseguirá num sistema mais democrático que aproxime as instituições Europeias aos cidadãos. Sou de Esquerda e considero que faz parte dos deveres do Estado assegurar não só a Justiça e a Segurança, quer interna que externa, como a Educação, a Saúde e a Segurança Social assim como promover activamente a redução da desigualdade social que tanto afecta o nosso País. Sou Ecologista pois é impossível hoje ignorar as questões do desenvolvimento sustentado que nos permita a todos como habitantes do mesmo planeta viver com condições de dignidade e segurança nos aspectos mais fundamentais.

Apresentação da candidatura
Os tempos são e continuarão a ser difíceis, havendo uma quantidade de recursos muito limitada. Mas a política, em oposição a modelos económicos muitas vezes com pressupostos ideológicos subentendidos ou não, é exactamente a questão de decidirmos como gerir os recursos limitados que dispomos. Temos que dar prioridade ao apoio a quem quase tudo perdeu com esta crise, os inúmeros desempregados, e aos mais desprotegidos que foram os mais afectados. Precisamos de apostar nas pessoas e na economia local e nacional em vez de tentarmos parar o País à espera que as exportações façam o milagre que nunca fizeram. A educação e a ciência foram fortemente afectadas, de forma mesmo desproporcional em relação a outros sectores, numa aposta em um modelo de passagem de muitas das responsabilidades para privados e no desmantelamento da escola pública. As Universidades viram os seus orçamentos cortados anos após ano, tendo o governo mesmo tentado cativar qualquer verba extraordinária obtida pelas Universidades acima da orçamentada. Medida esta que felizmente foi obrigado a deixar cair. Temos que inverter este rumo, voltar a apostar nos centros de investigação que já deram provas de competência internacional, voltar a apostar nas Universidades e no seu ensino de qualidade como plataforma de formação dos profissionais qualificados que Portugal tanto precisa mas insiste em exportar. Temos que inverter o cada vez maior afastamento entre os cidadãos e a política pois nada é mais perigoso e pouco saudável do que alheamento entre as pessoas e as instituições que as governam. Nesse campo o LIVRE e posteriormente o LIVRE/Tempo de Avançar vieram finalmente criar uma lufada de ar fresco, relembrando que as decisões sobre o nosso futuro coletivo não são privilégio de uns poucos mas responsabilidades de todos nós. Por todas estas razões acredito que é tempo de os cidadãos tomarem em mãos o seu destino e participar na construção do nosso futuro.

Áreas de intervenção preferenciais
Educação Ciência e Tecnologia

Como pensa interagir com os eleitores?
Através de página com indicação de projectos em que participe e indicação de voto. Participando dentro da estrutura do LIVRE/TdA ou individualmente em encontros com cidadãos do circulo eleitoral.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Lisboa
Círculo de Setúbal

No Facebook: https://www.facebook.com/Andre.Joao.Wemans
No Twitter: https://twitter.com/awemans
Site pessoal ou blog:

Proponentes de André Wemans