MiguelAlvesFoto

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Miguel Alexandre Mendes Alves

Data de nascimento:
11/15/1980

Naturalidade:
Amarante

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Sou natural, residente e trabalho na freguesia de Fridão, concelho de Amarante, pequena aldeia da margem esquerda do rio Tâmega e virada para a serra do Marão. fiz o 11 ano na Secundária de Amarante onde não completei o 12º pois com 19 anos estava a entrar num programa de desintoxicação em Vila Real uma vez que era toxicodependente. De ostracizado socialmente a bem sucedido num meio rural e pequeno foi um longo, paciente e árduo caminho que venci que muito me orgulha e fortaleceu. Ao fim de 3 meses trabalhei como carpinteiro, envernizador, pedreiro e no café propriedade dos meus pais. Fiz os censos 2001 e entrei num estágio na Junta de Freguesia de Fridão no final de 2001, onde desde então me mantenho com a categoria de assistente técnico desde 2005, quando completei o 12º nas Novas Oportunidades. Desde os 9 anos que jogo futebol federado, onde joguei no Amarante FC, CA Fridão, AD Fridão, Atei FC, Santa Marta de Penaguião, Régua, Lamego, Celoricense e Mondinense. Em 2010 tirei um curso de treinador onde passei a treinar as camadas jovens do Lousada e do Académico de Amarante até 2014. Ligado à politica desde cedo por influência familiar e depois por ligação profissional , fui militante do PS de onde me desfiliei em 2013 no final das autárquicas descontente com o rumo seguido e desde o congresso fundador no Porto, membro do LIVRE por uma sociedade mais justa, sustentável, liberal e progressiva.

Apresentação da candidatura
Ao lidar diariamente com a população ao longo destes 14 anos, a ver amigos e muita gente nova a emigrar e a entristecer a minha freguesia, com os idosos a virem receber as suas reformas e pensões de miséria e a mal conseguirem pagar as suas contas e a sobreviverem, inúmeros desempregados e casais sem terem um vislumbre de futuro, a virem quase pedinchar por um lugar em cursos técnicos e de formação para conseguirem ganhar algum dinheiro que dê para melhor alimentar e educar os seus filhos, uma população envelhecida e uma freguesia a lutar contra a desertificação, sinto que chegou a hora de assumir e dizer presente para trabalhar para resolver estes problemas e a ultrapassa-los. Proponho lutar por politicas de serviços de proximidade e descentralização, por medidas de combate à exclusão social, de ajuda aos desfavorecidos, a implementação de ajudas adicionais a casais desempregados, a ajuda à natalidade e a fixação de população, o combate à fuga dos jovens, a criação de emprego com iniciativa, produtos e turismo local, o apoio às pequenas empresas que têm dificuldades de acessibilidades, de terreno e de escoamento de produtos e que tanto impacto têm na economia familiar local. Uma lei efetiva de despenalização de drogas com uma monitorização e controle de desintoxicação e não reincidência, e forte mobilização e apelo para a não iniciação.

Áreas de intervenção preferenciais
Desenvolvimento local e sustentável, solidariedade e igualdade, emprego.

Como pensa interagir com os eleitores?
Debates e apresentações públicas com os temas em discussão, visitas e encontros nos locais de representatividade eleitoral, redes sociais.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo do Porto
Círculo de Vila Real
Círculo de Braga.

No Facebook:
No Twitter:
Site pessoal ou blog:

Proponentes de: Miguel Alves