Jose Aranda da Silva

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Jose Antonio Aranda da Silva

Data de nascimento:
11/15/1948

Naturalidade:
Moçambique

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Como estudante fui dirigente no movimento Estudantil no Porto. Presidente da AEFFUP e secretário geral da RIE. Participei no Movimento Democrático (CDP).Fui militante do PCP na área estudantil (Fundador da UEC)e responsável do setor intelectual no Porto. Como militar participei no 25 de Abril tendo pertencido á Assembleia do MFA. Na 5ºDivisão fui secretário da redação do Boletim do MFA Segui a Carreira Militar, tendo frequentado o CCD no IAEM em Pedrouços, Fui Diretor do serviço Farmácia do HMP, Subdiretor e Diretor do Laboratório Militar, actualmente Coronel na reforma. Fui requisitado pelo Ministério da Saúde para Diretor Geral de Assuntos Farmacêuticos em 1990 e fui o primeiro presidente do INFARMED até 2000.Pertenci ao conselho de administração da Agencia Europeia do Medicamento. Fui perito da Comissão dos medicamentos essenciais da OMS e Conselheiro do Centro Europeu do Controlo das Doenças. Professor convidado da Faculdade de Farmácia de Lisboa trinta anos. Bastonário da Ordem dos farmacêuticos de 2001 a 2007.Sou professor em cursos pós graduados na FFUL,ISEG,ISCTE e ENSPS. Membro do Conselho de Representantes da Faculdade de Farmácia do Porto (Cooptado) .Presidente da direcção Associação para o Desenvolvimento e Investigação em Saúde Pública (INODES). Membro da Administração da Fundação Saúde SNS. Desde 2009 presidente da Direção da Cooperativa Cultural Outro modo que edita em Portugal o Monde Diplomatique .Sou membro do conselho Deontológico da AOFA.

Apresentação da candidatura
Pertencendo ao núcleo inicial que arrancou com o movimento, candidato-me porque estou disponível para dar a cara pelo Tempo de Avançar. Defendo os seus princípios e formas de atuação. Acredito que é possível conquistar um espaço político com apoio popular significativo, com uma nova forma de pensar e atuar, e que contribua para a unidade da esquerda em Portugal. A minha experiência profissional e política pode ser útil ao Movimento. São áreas de intervenção fundamentais: a defesa do SNS, a promoção de uma política ambiental que nos defenda das ameaças, e a luta pelas alterações dos tratados Europeus que condicionam a liberdade de decisão politica e económica. Ter-se-á, no entanto, de fazer um grande esforço para conquistar as camadas mais jovens da população, que são, neste momento, as mais sacrificadas e as que mais anseiam por mudanças na sociedade.

Áreas de intervenção preferenciais
Saúde e Defesa Nacional.

Como pensa interagir com os eleitores?
Através do contato regular e estruturado , ouvindo as opiniões e propostas .Apresentar novas soluções para os problemas e explicar as posições do Movimento.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Lisboa
Círculo do Porto
Círculo de Viseu

No Facebook: https://www.facebook.com/jose.a.dasilva.56?fref=ts
No Twitter: https://twitter.com/josearandasilva
Site pessoal ou blog:

Proponentes de Jose Aranda da Silva