Jose Rente Foto

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
José Manuel Fernandes Rente

Data de nascimento:
1/13/1955

Naturalidade:
Trancoso

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Casado, pai de dois filhos, natural do concelho de Trancoso, mas radicado na Granja do Ulmeiro, concelho de Soure, desde os 12 anos de idade. Reformado da Rede Ferroviária Nacional (REFER), onde nos últimos cinco anos desempenhou funções de Director Operacional. Licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Universidade de Coimbra, e em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra. Cofundador do Movimento Cidadãos por Soure, concorrente às ultimas eleições autárquicas. Actor de teatro amador no TEAM (Teatro do Meio) sediado na Associação da Granja do Ulmeiro. Ingressou no mundo do trabalho em 1970, como aprendiz de electricista na CP, com apenas 15 anos. Em 1975, integra o Movimento Voluntário Desportivo, Movimento de animadores desportivos dos Concelhos de todo o País, visando a massificação do desporto em Portugal. Faz parte da Comissão Nacional do Movimento Voluntário Desportivo e participa na organização das Beiriadas, iniciativa desportiva que congrega em Coimbra crianças na prática desportiva, oriundas dos seis distritos da Beira. Mais de 10 000 jovens participam nesse acontecimento desportivo. Candidata-se por Coimbra, cidade que deve reivindicar uma maior atenção dos decisores políticos, por forma ao seu desenvolvimento e à concretização de obras indispensáveis, tais como o Metro Mondego, a ligação ferroviária ao porto da Figueira da Foz, e a reactivação da linha ferroviária servindo o pólo industrial de Cantanhede.

Apresentação da candidatura
Portugal vive hoje uma situação complexa, com a soberania nacional posta em causa, quando muitas das decisões que influenciam a nossa vida quotidiana, são impostas por decisores não eleitos. Perante a encruzilhada em que o nosso país se encontra e a indefinição das alternativas políticas que estão colocadas, é tempo de abrirmos um novo ciclo nos modos de intervenção na vida pública, promovendo uma renovação democrática na forma de fazer política, estimulando o envolvimento dos cidadãos. De uma forma geral, os partidos políticos em Portugal, principalmente os partidos do “arco do poder”, já deram provas de não estarem interessados em contribuir para que se alcance uma democracia plena, fundamental para o afirmar das conquistas de Abril. È preciso corrigir o rumo da democracia em Portugal, introduzindo mudanças adequadas na forma de estar e fazer política. Os partidos políticos não têm já o monopólio da condução da política nacional. È ao cidadão comum, aos movimentos de cidadãos, que compete serem o motor das mudanças indispensáveis. Não se pode pedir ao perú que vote no natal. Não serão nunca os partidos do arco da governação a promover as mudanças indispensáveis. A candidatura nas listas do Tempo de Avançar cumpre um código de ética exigente, contribuindo para uma maior eficácia e transparência das instituições e do poder democrático em todas as suas dimensões. A declaração de candidatura do Tempo de Avançar impõe como condição aos candidatos a ausência de condenação por corrupção, peculato, abuso de poder, falsificação de documentos, fraude fiscal ou branqueamento de capitais. Esta é uma garantia de que os nossos candidatos são diferentes e pugnam por uma verdadeira transparência na forma de fazer política. Não poderia ser indiferente a esta forma de estar e de pensar. È aqui que eu me sinto bem, é aqui que eu quero estar. Por isso sou candidato às Eleições Primárias para as Listas de Candidatos a Deputados à Assembleia da República.

Áreas de intervenção preferenciais
Transportes, mobilidade, coesão territorial. Gestão de Recursos Humanos

Como pensa interagir com os eleitores?
De forma directa, privilegiando o contacto directo. Através de novas formas de fazer política, tertúlias, teatro de rua.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Coimbra
Círculo da Guarda

No Facebook:
No Twitter:
Site pessoal ou blog: avozdacidadania

Proponentes de José Rente