Safaa Dib

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Safaa Rachid El Dib

Data de nascimento:
1/24/1983

Naturalidade:
Líbano

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Natural do Líbano, venho de uma família de emigrantes libaneses que opera no setor da restauração em Lisboa. Formei-me em Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Após dois anos a secretariar na Embaixada da República Islâmica do Irão em Lisboa, ingressei em 2008 numa editora de livros especializada em ficção e onde trabalho como coordenadora editorial e editora da Bang!, uma revista dedicada a literatura de fantasia, ficção científica e horror. A paixão por cultura muitas vezes tem estado de mãos dadas com um interesse crescente pela política na qual dei os primeiros passos através da iniciativa política da sociedade civil Manifesto para uma Esquerda Livre. Em 2014, tornei-me membro do partido LIVRE e candidata às eleições europeias após participação no processo pioneiro das primárias.

Apresentação da candidatura
Após anos a testemunhar a sociedade portuguesa a caminhar na direção de uma distopia, já não é possível ignorar a gestão danosa do país perpetrada por governações sucessivas que acumularam erros gravíssimos. É tempo de recuperar uma governação transparente e voltada para os interesses dos seus cidadãos. Quero prestar um contributo para invertermos esta marcha de degradação e lutar pelos direitos sociais e laborais conquistados a custo nas últimas décadas. Uma maioria governativa que nos últimos quatro anos se dedicou a uma imposição fanática da austeridade deixou o pais de rasto e sem esperanças. Não é fácil lutar contra o desencanto e conformismo da população e não será fácil negociar com uma Europa que nos deixa a todos cada vez mais céticos, mas é necessário arregaçar as mangas e pôr fim a uma política falhada. Mais do que nunca, é urgente na próxima legislatura começar a construir as bases de uma nova política que não só recupere o lema de governar para os cidadãos, mas que permita também iniciar o caminho para uma recuperação económica sólida que traga de volta os milhares de emigrantes que foram convidados a abandonar o país nos últimos quatro anos. É essencial fortalecer um mercado de trabalho que ponha fim à precariedade e permita oportunidades para todos, sem exclusões. Apenas com o investimento na criação de mais empregos, poderemos começar a trilhar o caminho certo.

Áreas de intervenção preferenciais
Imigração, Direitos Humanos, Relações Externas, Organizações Internacionais, Refugiados, Restauração, Património, Turismo, Cidadania, Igualdade de Género, Igualdade de Minorias, Livro e Biblioteca, Língua Portuguesa, Indústrias Culturais.

Como pensa interagir com os eleitores?
Para além do recurso a tecnologias digitais que permitem uma interação dinâmica diária, proponho a realização de encontros públicos com especialistas/profissionais de múltiplas áreas que possam ajudar a identificar os problemas-chave das respetivas áreas e encontrar soluções para o desenvolvimento do país. Além disso, proponho a realização de debates descentralizados que permitam ir ao encontro dos eleitores nos seus próprios distritos.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Lisboa
Círculo do Porto
Círculo de Viana do Castelo

No Facebook:
No Twitter: https://twitter.com/SafaaDib
Site pessoal ou blog:

Proponentes de Safaa Dib