VRCARDOSO

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Vasco Rodrigues Moreira Cardoso

Data de nascimento:
11/20/1982

Naturalidade:
Porto

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Nasci no Porto, cresci em Aveiro, estudei em Coimbra, tive o meu primeiro emprego em Leiria e o segundo em Lisboa. Depois de quase trinta anos de migração por esse litoral abaixo, estou de regresso ao norte e vivo em Matosinhos. Tirei uma licenciatura em Gestão, fui consultor de Marketing e depois publicitário. Hoje, sou um aspirante a autor de livros de fantasia, com um pequeno livro publicado de forma independente e outro na calha para um lançamento já este verão. Nos meus anos de estudante em Coimbra participei ativamente no movimento associativo académico, e fui eleito para vários cargos, desde os órgãos de governo da universidade à Associação Académica de Coimbra. Fui Coordenador-Geral para a política educativa da AAC durante a entrada em vigor do processo de Bolonha e da negociação do regime jurídico das instituições de ensino superior. Este último, uma estrondosa derrota para o movimento associativo a que tive o desprazer de assistir na primeira fila. Este foi apenas mais um num amontoado de motivos porque me desfiliei da Juventude Socialista, na qual tinha ingressado meros meses antes. A este período seguiu-se um outro de desencanto com a política, que terminou com o aparecimento do LIVRE, no qual me filiei desde o primeiro momento. Com uma esperança renovada de que é possível fazer diferente, candidato-me a estas primárias ciente da tarefa gigantesca que temos pela frente.

Apresentação da candidatura
Vivemos um período de grandes transformações. Não, não me refiro à impiedosa austeridade que nos tem dilacerado, embora essa tenha sido também uma transformação sem precedentes no nosso país. Refiro-me à revolução digital, à economia da partilha, às iminentes mudanças no sector energético e, talvez mais importante de todas, à robotização do trabalho. Algumas destas coisas já aconteceram, outras estão bem mais próximas do que imaginamos. Precisamos de um país preparado para lidar com tudo isto. Uma economia deprimida, onde o trabalho é esmifrado por impostos e indignidade, não é certamente a melhor condição para enfrentar um futuro onde tudo vai mudar. Centenas de profissões irão desaparecer tal como as conhecemos, mas milhares de outras irão nascer. Queremos um país que receba estas mudanças com entusiasmo e esperança, não com incerteza, medo, ou até mesmo terror. Sabemos bem que nos últimos anos, incerteza, medo e terror é tudo o que o governo tem tido para nos oferecer, mas ao contrário do que afirmam incessantemente, há realmente alternativas. Vamos renegociar a divida e criar condições para aliviar o sufoco fiscal. Vamos investir na economia verde, na ciência e na investigação para preparar Portugal para o futuro. Vamos todos, todos juntos, criar um país não seja só de alguns.

Áreas de intervenção preferenciais
Economia; Energia; Novas tecnologias; Trabalho independente; Indústrias criativas; Cultura

Como pensa interagir com os eleitores?
Pretendo manter uma página pessoal atualizada com os trabalhos da Assembleia da República, onde os cidadãos poderão dialogar comigo e entre si a propósito dos diversos diplomas. Pretendo também organizar sessões públicas nos concelhos do círculo eleitoral pelo qual for eleito, para discutir presencialmente com os cidadãos assuntos a decorrer, ou outros que os mesmos considerem pertinentes.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Aveiro
Círculo do Porto
Círculo de Lisboa

No Facebook: https://www.facebook.com/vrmcardoso
No Twitter: https://twitter.com/VascoCardoso
Site pessoal ou blog:

Proponentes de Vasco Cardoso