Vitor Sarmento

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Vitor Manuel Machado Sarmento

Data de nascimento:
5/18/1957

Naturalidade:
Alenquer

Nacionalidade:
Portugues

Apresentação pessoal

Actividade autárquica -Integrei a listada coligação ” Com Lisboa” no mandato 93/97; – Eleito na Assembleia de Freguesia de Alcântara, numa lista de cidadãos (Move – Alcântara). Actividade partidária – Exerci militância partidária durante 33 anos, 16 dos quais a tempo inteiro; Actividade associativa: – Participei activamente no Movimento Associativo de Pais, durante 12 anos. Presidi à direcção da CONFAP; – Fui Vice-Presidente da Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio; – Integrei o Movimento Nacional de Empresários da Restauração (MNER), em contestação aos 23% do IVA na Restauração; – Sou desde 2011 membro da Direcção da Associação José Afonso. Integrei os seguintes órgãos: – Conselho Municipal de Segurança da Cidade de Lisboa; Conselho de Opinião da RDP; Conselho de Opinião da RTP; – Conselho Nacional de Educação (CNE); Conselho Consultivo do Plano Nacional de Luta Contra a Droga e a Toxicodependência; Fui primeiro subscritor de várias petições públicas. Destaco apenas duas: 1. Em 1998 em defesa da prestação do almoço a todos os alunos das Escolas do 1º Ciclo do EB e do Pré-escolar; 2. Em defesa do serviço de pequeno-almoço nas escolas, aos alunos do ensino básico. Finalmente, como músico amador, tenho participado, dinamizado e produzido vários projectos colectivos.

Apresentação da candidatura
Foi graças ao 25 de Abril, que este mundo se abriu para mim e me permitiu tomar consciência do país em que vivemos e de quanto é importante ter um papel activo na vida do nosso bairro, da nossa cidade e no nosso país. Participar no associativismo ou em comissões ou grupos de cidadãos em defesa de pequenas e grandes causas, são sem dúvida boas formas de contribuir para a percepção do mundo em que vivemos, de despertar para a sua defesa e de poder ter algum papel para a sua melhoria. Temos que inverter a lógica que a participação é só para alguns, deixando de ser espectadores do que vai acontecendo. Todos temos um papel a desenvolver na comunidade. Por isso pretendo trazer ao debate este tema, convicto que o mundo pode pular e avançar, com maior e melhor consciência e em ambiente fraterno e solidário. Darei grande atenção ao papel que a educação e as escolas podem e devem fazer. Enquanto micro empresário, darei voz aos seus problemas, procurando apresentar propostas que combatam esmagamento que a máquina fiscal em particular, mas também a banca, têm feito a esta camada. Em particular na área da restauração a baixa do IVA é sem dúvida uma batalha importante. Mas os micro empresários no geral, são confrontados com várias imposições e penalizações, que têm vindo a afectar duramente largos milhares de micro e pequenos empresários. Considero essencial que os candidatos desta candidatura cidadã possam trabalhar com um espirito colectivo e solidário, que permita realizar acções concertadas, capazes de devolver a confiança e a credibilização da política aos nossos concidadãos, mostrando que existe ética e valores na actividade politica e que de facto os homens e mulheres que “estão na política” não são todos iguais.

Áreas de intervenção preferenciais
Educação, Cultura, Associativismo e acção cívica

Como pensa interagir com os eleitores?
Privilegiarei o contacto directo com os cidadãos, apostando em acções de rua. Ouvir e ouvir, é e será a minha forma de estar. Não subestimarei os contactos através das redes sociais e para além do uso regular, criarei uma pagina do face book pessoal , expressamente para divulgação da minha candidatura do Livre- tempo de Avançar, pois considero que é essencial mostrar a mais valia do trabalho em equipa , num formato de complementaridade na acção. Procurarei usara a musica como factor de sensibilização e motivação para a intervenção dos cidadãos e para falar dos grandes temas que afectam hoje os portugueses, em consequência das desastrosas politicas levadas a cabo pelo governo PSD-CDS.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Lisboa
Círculo de Setúbal
Círculo do Porto

No Facebook: Vitor Sarmento
No Twitter: Vitor Sarmento
Site pessoal ou blog:

Proponentes de Vitor Sarmento