Foto - Miguel Renato Rodrigues

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Miguel Renato Machado Rodrigues

Data de nascimento:
2/27/1981

Naturalidade:
Braga

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Natural e residente em Braga, tenho 34 anos, sou casado e tenho um filho de dois anos. Licenciado em Filosofia, pela Fac. Fil. de Braga, instituição onde participei activamente em diversos grupos académicos. Aliás, toda a minha juventude estive ligado a associações jovens, essencialmente de âmbito cultural, que me fizeram crescer como pessoa e também me fizeram ganhar a consciência de que a união e partilha das pessoas é fundamental para uma plena comunhão social e da preservação de direitos. Impedido de aceder à carreira de docência, depressa percebi que o futuro passaria por uma alternativa. Assim, especializei-me na área dos Seguros e termino em 2015 o curso de Direito, pela Universidade do Minho. Sempre me afastei das máquinas partidárias. Nunca nelas verifiquei verdadeira capacidade de dar voz aos cidadãos, nem consegui ver a honestidade de quem luta por causas comuns e o verdadeiro acesso à participação democrática. Entendo que o LIVRE traz ao panorama político português um novo paradigma democrático fundamentado nos ideais de Esquerda, sem os caprichos dos consensos anunciados, nem o apadrinhamento de carreiras políticas e do seguidismo das elites. Membro da Coordenação Local do LIVRE em Braga, integrando ainda a Coordenação Local de Braga da Candidatura Cidadã, tenho activamente trabalhado para o desenvolvimento do LIVRE e do Movimento Cidadão na região e estou empenhado em identificar os seus problemas e necessidades e ainda em ser uma voz activa nas causas locais.

Apresentação da candidatura
Considero que para mudar é indispensável a participação política dos cidadãos e assumo a minha responsabilidade enquanto pretendente a esta mudança. Foi neste sentido que vi no LIVRE /Tempo de Avançar uma porta aberta à participação social, que abre portas aos cidadãos a se envolverem activamente nos processos eleitorais, elevando a responsabilidade cívica e a consciência democrática. Pretendo representar de forma digna e proactiva todo o Minho, relevando todas as necessidades da região, com uma incidência premente no problema do desemprego, na pobreza e a exclusão cultural, na sinergia entre concelhias do distrito e na dinamização cultural e conservação do património e ainda uma especial atenção às pequenas e médias empresas. É necessário um novo rumo para a economia do nosso país e por isso, temos de uma vez por todas quebrar com a austeridade e fomentar novas formas de sustentabilidade, que sejam verdadeiramente impulsionadoras do crescimento nacional, aproveitando todos os recursos de que dispomos, salvaguardando o potencial académico e científico que se vai dispersando pelo mundo e zelando pelo trabalhador português de reconhecida competência. Acredito que estarei à altura do enorme desafio a que me apresento e que desempenharei de forma humilde e competente os desafios para os quais for eleito.

Áreas de intervenção preferenciais
Trabalho, Protecção e Segurança Social; Desenvolvimento Regional; Justiça; Educação; e Cultura

Como pensa interagir com os eleitores?
Para além dos habituais meios digitais online, pretendo prosseguir com a actividade local desenvolvida enquanto membro do LIVRE/ Tempo de Avançar e desta forma, continuar a acompanhar de perto dos problemas e necessidades específicas da região. Conto com uma interacção dinâmica com os cidadãos, capaz de despoletar objectivos e prioridades comuns e de contribuir com a minha experiência para desenvolver a participação cívica e democrática.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Braga.

No Facebook: https://www.facebook.com/miguelrenato.rodrigues
No Twitter:
Site pessoal ou blog:

Proponentes de: Miguel Renato Rodrigues