OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
José Manuel Viegas de Oliveira Neto Azevedo

Data de nascimento:
11/18/1962

Naturalidade:
Moçambique

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Nasci em 1962, sou casado e pai de dois filhos. Da minha infância em África e da minha família de pescadores e de agricultores ficou-me o gosto pela natureza que me levou a estudar Biologia. Entrei por concurso em 1987 para a Universidade dos Açores, e nela sou hoje professor auxiliar. Fiz carreira, e esse percurso obsoleto fere-me todas as vezes que enfrento os meus estudantes. Neste momento divido o meu tempo profissional entre a docência (aulas e orientações de teses) e a participação em dois grandes projetos internacionais no âmbito da investigação, conservação e gestão da biodiversidade. Até me filiar no LIVRE a minha participação política resumia-se ao voto, sempre à esquerda, do PS ao BE. O resto era técnico- pareceres, estudos de impacto ambiental, projetos de investigação na área da conservação da natureza e da biodiversidade- e didático, inserindo nas aulas as preocupações com a sustentabilidade e com o ambiente. Mas uma crescente perceção do agravamento dos problemas sociais e ambientais, nos Açores, no País e no mundo, levou-me a desejar ter um papel mais interventivo.

Apresentação da candidatura
A minha maior preocupação atualmente é de nível global e tem a ver com as alterações climáticas. Acho que nesse plano se revelam todas as forças destrutivas cujo poder sentimos todos os dias nas nossas vidas: o lucro como objetivo, a competição como ética, as cortinas do curto prazo e do individualismo escondendo a devastação humana e ecológica do planeta que partilhamos. É por ver as coisas nesse plano que sinto que temos que nos inspirar à escala global para agir localmente- o que defendemos para a nossa freguesia tem que ser compatível com o que queremos para o nosso país e tem que representar um contributo positivo para inverter os processos que destroem a humanidade e a casa onde ela habita. Mas também temos que agir globalmente: temos que lutar com aqueles que, nos fora internacionais da União Europeia às Nações Unidas, têm uma visão de uma sociedade justa e fraterna, vivendo dentro dos limites ecológicos que são conhecidos mas ignorados.

Áreas de intervenção preferenciais
A minha formação de biólogo, com trabalho de docência e de investigação na área marinha e da caracterização e conservação da biodiversidade, faz com que me sinta mais à vontade nas áreas que têm a ver com a conservação e gestão da natureza, incluindo agricultura e pescas. Tenho também uma perceção da urgência de abordar os assuntos relacionados com as alterações climáticas, as quais têm uma particular incidência em regiões insulares: aqui podem ser testadas medidas mitigatórias a serem aplicadas a grande escala; aqui devem ser feitos planos para a adaptação ao mundo diferente que herdarão os nossos filhos. Por tudo isto, e na minha qualidade de açoriano por adoção terei, finalmente, um particular interesse pelas questões que tenham a ver com a autonomia. É neste âmbito que se pode defender o direito a construir um futuro sustentável.

Como pensa interagir com os eleitores?
Estou seguro de que o grupo de deputados do LIVRE/Tempo de Avançar manterá um diálogo regular com os seus eleitores. Mas um deputado representa todo o seu círculo eleitoral e não apenas aqueles que o elegeram. Por isso irei criar mecanismos que assegurem a transparência das minhas ações, o diálogo com as partes interessadas nos temas que estiver a analisar, e que permitam que qualquer pessoa dos Açores possa fazer-me chegar as suas opiniões sobre o meu trabalho ou sugestões de medidas que gostava de ver discutidas no Parlamento. Muitos destes mecanismos serão eletrónicos, mas estarei disponível presencialmente numa base regular, quando possível mensal.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo dos Açores
Círculo de Faro

No Facebook: https://www.facebook.com/josemnazevedo
No Twitter:
Site pessoal ou blog: https://scholar.google.pt/citations?user=vyEBNcUAAAAJ&hl=pt-PT

Proponentes de José Azevedo