EduardoViana

Partilhe esta candidatura nas redes sociais


Nome completo:
Eduardo de Carvalho Viana

Data de nascimento:
6/9/1983

Naturalidade:
Oeiras

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Tenho 31 anos, sou casado e tenho um filho. Licenciei-me em 2007 em Arquitectura e Planeamento Urbano e Territorial pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. O meu percurso profissional tem alternado entre trabalhar para gabinetes de Arquitectura e algumas aventuras como freelancer. Vi, como muitos jovens da minha geração, uma regressão constante da minha evolução salarial desde que me iniciei na profissão, e também uma crescente precariezação, transversal a outras áreas profissionais. De experiência política concreta só tenho uma breve passagem no PSR que não passou da presença em uma ou duas reuniões e, mais tarde, na integração como substituto na lista do BE para Oeiras nas Eleições Autarquicas de 2001. Participei em algumas reuniões e na assembleia constitutiva da Plataforma Maldita Arquitectura que se focava no combate aos estágios não remunerados, no combate aos recibos verdes e à desigualdade salarial dentro da profissão. Sou membro do LIVRE desde a Assembleia Constitutiva, eleito membro da Assembleia do LIVRE no Congresso Fundador, tendo participado desde então nas actividades do partido. No lado mais pessoal, sou benfiquista e também músico amador, e participei em algumas bandas de jazz, bossa-nova e rock-progressivo como pianista/teclista. Sou Libertário mas também Socialista, Europeísta mas não desta União Europeia, Democrata e admirador da Respublica.

Apresentação da candidatura
O combate à crise não pode significar apenas a luta para voltarmos ao que tinhamos antes. É necessária uma nova visão progressista que redefina o nosso objectivo enquanto sociedade. Num mundo cada vez mais mecanizado e informatizado temos de repensar o papel do trabalho, lutando por menos horas, mais distribuição e mais cooperação, de forma a garantir um justo acesso à riqueza, recentrando o foco na qualidade de vida para todos e não no crescimento insustentável com base na competição. O território que habitamos é central nessa nova visão. É fundamental recuperarmos o sentido de espaço e território público, através da restruturação urbana alargada, da proteção ambiental e desenvolvimento sustentável, que consiga reerguer o nosso sentido de comunidade. Devemos também combater a crescente chantagem securitária que os Estados Ocidentais têm desenvolvido sobre os seus cidadãos que, através da desculpa do terrorismo, têm vindo a conquistar legitimidade para violar a nossa privacidade, e que, no caso de Portugal, se tem alastrado também ao fisco e aos seus automatismos. Penso que não devemos fugir a reformar o Estado Social mas devemos fazê-lo para melhor e maior, não em tamanho mas em capacidade de alcance. A Saúde, a Educação e a Justiça são instrumentos invioláveis da construção Republicana, no seu sentido mais lato, que devem chegar a todos e que devemos aperfeiçoar a todo o custo e sem cedências. É um Estado inclusivo, acessível e potenciador que devemos desenvolver. Esse trabalho árduo, com uma visão nova e reestruturante, é cada vez mais urgente.

Áreas de intervenção preferenciais
As áreas parlamentares onde gostaria e me sinto mais seguro para trabalhar são Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local; Direitos, Liberdades e Garantias; Ética, a Cidadania e a Comunicação.

Como pensa interagir com os eleitores?
É importante que os deputados mantenham uma relação constante com os eleitores ao longo do mandato. Por isso penso que será importante constituir uma plataforma online onde o trabalho parlamentar de todos os deputados eleitos pelo Livre/Tempo de Avançar possa ser publicado regularmente juntamente com um forum de discussão e propostas dos eleitores. Será igualmente importante manter disponibilidade para reunir com cidadãos, associações ou qualquer entidade que represente.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Lisboa
Círculo de Faro
Círculo de Setúbal

No Facebook: https://www.facebook.com/zeduviana
No Twitter: https://twitter.com/zeduardoviana
Site pessoal ou blog:

Proponentes de Eduardo Viana