ana_raposo_marques

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Ana Isabel Cerqueiro Militão Caetano Raposo Marques

Data de nascimento:
3/5/1984

Naturalidade:
Lisboa (S. Sebastião da Pedreira)

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Tenho 31 anos e sou Médica de Família em Setúbal. Vivi na Moita até aos 25 anos, com os meus pais e o meu irmão 7 anos mais novo do que eu. Desde 2009, moro no Montijo com o meu marido. Frequentei o ensino básico e secundário na Moita (escola pública). Nestes anos, estudei também na International House (Barreiro): Inglês. Concorri pela primeira e única vez ao ensino superior em 2002, alcançando o objectivo de ingressar no curso de medicina da Faculdade de Medicina de Lisboa. Frequentei os seis anos do curso, que terminei em 2008. Em 2009, fiz os estágios que precedem a entrada na especialidade, no Hospital Nossa Senhora do Rosário – Centro Hospitalar Barreiro-Montijo. Em 2010 iniciei a minha especialização em Medicina Geral e Familiar, tendo trabalhado na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de São Sebastião, (ACES Arrábida – Setúbal). Finalmente, em Dezembro de 2014 fui colocada na UCSP do Sado (ACES Arrábida – Setúbal). Antes de subscrever o TdA, nunca tinha sido filiada em nenhum partido político e sempre me considerei apartidária por não me rever nas ideologias dos partidos tradicionais.

Apresentação da candidatura
Apesar de nunca ter passado dificuldades pessoalmente, o meu trabalho como médica de família tem-me permitido aperceber das adversidades por que passam muitos dos cidadãos portugueses. Os seus problemas entram diariamente pela porta do meu gabinete! Sou actualmente médica de família de uma lista de 1900 utentes. Gosto muito do que faço e gostava de o poder fazer com condições e com dignidade no sistema público, ao contrário do que o actual governo pretende e tem feito acontecer. Acredito que um médico pode melhorar a vida das pessoas, se tiver oportunidade (tempo) de as ouvir e de as aconselhar. Acredito na Medicina Geral e Familiar como pilar fundamental na Saúde dos Portugueses! Tenho assistido, como todos vós, ao delapidar do Serviço Nacional de Saúde. Este tem cada vez menos profissionais, menos recursos materiais e menor credibilidade. Por sua vez, vêem-se florescer os hospitais privados e a proliferação de seguros de saúde, que não têm como objectivos a universalidade, a generalidade e a tendencial gratuitidade – ao contrario do SNS desde a sua fundação. Não é este o país em que quero viver! E aos poucos, comecei a sentir que tinha de fazer alguma coisa. Foi assim que surgiu esta candidatura. Acredito em Portugal! Acredito no SNS e lutarei pela sua saúde! Algumas propostas concretas: – Orçamento conjunto para os Cuidados de Saúde Primários e Secundários. Desta forma, seria mais fácil a articulação dos cuidados de saúde, acabando com o “jogo do empurra” dos doentes entre centros de saúde e hospitais que se verifica nos dias de hoje. – Contratação de profissionais de saúde em número suficiente para proporcionar uma boa acessibilidade aos serviços de saúde a todos os cidadãos, bem como a sua distribuição geográfica mais equilibrada. Porque não ir buscar profissionais ao sector privado (oferecendo-lhes contratos dignos – não “falsos recibos verdes” – e condições de trabalho)?.

Áreas de intervenção preferenciais
Saúde (Serviço Nacional de Saúde), Educação Pública; combate à corrupção e à economia paralela; dignidade dos cidadãos

Como pensa interagir com os eleitores?
Penso continuar a fazer o que tenho feito até agora: distribuição de folhetos informativos, partilha de informação através das redes sociais (Facebook e Twitter), participação em debates públicos e conversa com amigos, familiares e conhecidos.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Setúbal

No Facebook: https://www.facebook.com/ana.raposo.marques
No Twitter: https://twitter.com/smilingfox
Site pessoal ou blog:

Proponentes de Ana Raposo Marques