pedro-mendon--a

Partilhe esta candidatura

Nome completo:
António Pedro Mendonça Vieira

Data de nascimento:
1/26/1973

Naturalidade:
Cartaxo

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Cartaxeiro, 42 anos, licenciado em Relações Internacionais, membro da Amnistia Internacional, A.M.I., DECO e do LIVRE. Sou Republicano, Laico, Socialista, Europeísta e Ecologista. . Trabalhei no Teatro da Trindade, fui Diretor artístico do Centro Cultural do Cartaxo, Assessor do Diretor do Teatro Nacional D. Maria II, fiz assessoria de imprensa ao Ministro da Cultura do XIV Governo e coordenei a comunicação da Fundação INATEL. Encontro-me a trabalhar na INATEL Turismo, em comunicação e novos produtos turísticos. Exerci funções autárquicas na Assembleia Municipal do Cartaxo, eleito em 2009 enquanto militante do Bloco de Esquerda e onde entre outros assuntos, lutei, em conjunto com outra eleita, contra a concessão da água a privados. Propusemos um referendo municipal sobre a entrega do estacionamento público a privados onde a sua manutenção na esfera pública venceu por mais de 95% dos votos. Denunciámos contas camarárias nebulosas, inclusive através de ações legais, lutamos pelo Espaço Público, contra o abate de árvores no centro da Cidade e pelo direito aos transportes públicos dos cidadãos. Em jovem fiz parte da primeira Associação de Estudantes da Escola Secundária do Cartaxo livre das juventudes partidárias e deambulei pela JSD por influências familiares. Sou membro da Direção da Comissão de Trabalhadores INATEL, representante de cerca de novecentos trabalhadores distribuídos por todo o país Escrevo regularmente para a Rede Regional e para o Jornal de Cá.

Apresentação da candidatura
Quero viver num país mais Livre, Ecológico, Europeísta e que recuse a mercantilização das pessoas, trabalho e natureza. Considero a acção estatal crucial na criação de uma melhor economia mista, com convívio entre privado, público e associativo/cooperativo. Participo nas primárias porque quero ser candidato a representar cidadãos do meu distrito que se preocupem e acreditem que precisamos de revalorizar o país e o potencial de cada um de nós enquanto cidadãos. Como em todo o país, no distrito de Santarém a precariedade, os baixos salários, as falências e o desemprego são o papão dos cidadãos. Trabalhar fora da sua terra é ter um custo enorme, além do dispendioso carro, os transportes públicos são cada vez em menor número e a preços mais altos. É tempo de se estudar, pensar e agir para a criação de passes ou outro sistema de pagamento, nos transportes ferroviários e rodoviários que permita a mobilidade a preços sustentáveis para todos. A maioria dos municípios ribatejanos estão abaixo da média nacional ao nível de médicos e de enfermeiros por habitante. É já impossível esconder a falta de profissionais de saúde. No distrito, cerca de metade dos doentes referenciados morre sem acesso a cuidados paliativos devido à falta de equipas. É uma realidade silenciosa com doentes fragilizados e familiares em luto antecipado e impotente. É necessário o direito à dignidade nestas situações. A educação alinha com o país: implosão dos programas de educação e de formação de adultos; aumento das desigualdades sociais por via de um ensino dual prematuro e da selecção dos alunos para as turmas em função dos seus desempenhos académicos; desinvestimento nas medidas compensatórias; lideranças escolares escolhidas por critérios cujo mérito é questionável. Tive a experiência de quatro anos como deputado municipal, gosto de pensar que fiz algumas vezes a diferença. Candidato-me porque acredito que os cidadãos devem tomar a política nas suas mãos para que haja uma verdadeira mudança.

Áreas de intervenção preferenciais
Cultura, Turismo, Desenvolvimento local e regional, Desigualdades sociais, Direitos Civis, Direito à Água e Políticas Seniores.

Como pensa interagir com os eleitores?
Terei telemóvel e correio eletrónico publicitados e disponíveis. Enviarei correio eletrónico semanal, para quem se quiser inscrever para o receber, dando conta do trabalho semanal no parlamento. Farei visitas de trabalho sectoriais pelo distrito e visitas regulares aos municípios para reuniões com autarcas, associações e cidadãos. Marcarei no início do mandato reuniões regulares e pré-agendadas com associações de diferentes áreas como a saúde, educação, cultura, ecologia, trabalhadores, empresários e agricultura. Organizarei ou apoiarei a organização de fóruns de assuntos de interesse para o distrito e que estejam a ser discutidos no parlamento, ou que possam transformar-se em proposta de legislação após o fórum.

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Santarém

No Facebook: https://www.facebook.com/vivamendonca
No Twitter:
Site pessoal ou blog: http://pedromendonca.weebly.com/

Proponentes de: Pedro Mendonça