Estela Costa

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Estela João Nogueira Gomes da Costa

Data de nascimento:
4/1/1968

Naturalidade:
Aves

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

Meu nome é Estela Costa, tenho 47 anos e vivo atualmente no distrito do Porto, mais concretamente no martirizado Vale do Ave. Sou professora de Biologia no Secundário há 25, e possuo também uma pós graduação em Ciências das Zonas Costeiras na Universidade de Aveiro. Fui coordenadora por duas vezes do projeto Ciência Viva no meu agrupamento, na altura em que este foi lançado pelo então ministro da Ciência Mariano Gago. Pertenci à lista opositora da Associação Académica da UTAD, aquando da Presidência da mesma pelo atual presidente da Câmara de Aveiro, Eng. Ribau Esteves. Neste momento exerço o cargo de coordenadora do Ecoescolas no meu agrupamento, projeto que acarinho especialmente.

Apresentação da candidatura
Somos tanto! Somos mais, muito mais que números! Somos povo! Somos Portugal! Vi noutro dia, uma publicação na página do facebook do Daniel Oliveira, um convite à participação nas primárias do Livre/Tempo de avançar! Meu filho mais velho, (jovem de 20 anos) lançou-me o repto, incentivando-me a inscrever-me para lutar por todos os jovens deste país, sobretudo apostando na educação e ciência. Creio que está na hora de um novo impulso nestas áreas. Sou uma mulher de esquerda, considero-me uma pessoa muito dinâmica, interventiva. pragmática, assertiva e corajosa. Nunca antes me envolvi na politica pois nenhum dos partidos existentes me preenchia como cidadã. Agora que surgiu o livre e me identifico como cidadã e portuguesa no seus ideais, chegou o momento de lutar! Lutar pelos jovens, pelos meus alunos e ex-alunos, pelo país! Estou farta de ver desespero nos licenciados que têm que emigrar, ou angústia nos ex-alunos que me mandam mensagens a perguntar se sei de algum emprego digno…nem que seja em part-time! Temos tanto mar, tantos recursos, somos tanto! E tenho tanto orgulho em ser Portuguesa! Quero que os portugueses se voltem a sentir assim, que voltem a acreditar! Farta que os nossos governantes sejam lacaios de uma Europa que nos olha com sobranceria! Somos parceiros e assim devemos ser tratados! É preciso restaurar o ensino, da maneira como está não responde nem aos alunos nem aos pais e professores. Precisamos de estabelecer parcerias entre Empresas e Universidades de uma forma mais eficaz. Temos tantos “cérebros” em Portugal, porque não apostar neles e dar outro rumo ao país? A natalidade só será incrementada se os jovens em idade fértil estiverem no país e não no estrangeiro! Há que travar esta emigração em massa! Há que criar incentivos eficazes aos nascimentos e às mães, só assim voltaremos a garantir a nossa sustentabilidade no futuro! Vou trabalhar por todos, pelo país, mas especialmente pelos jovens! Quero que voltem a acreditar no país e na política!

Áreas de intervenção preferenciais
Considero que posso ser uma mais valia sobretudo na área da Educação, pois sou professora já há 25 anos e passei por várias transições em termos de política educativa, pelo que me considero apta a ser um elemento interventivo e assertivo. De igual modo como a minha área de formação académica assenta na Biologia, na Geologia e ainda nas áreas relativas às Ciências do Mar e das Zonas Costeiras, creio que posso também ser muito útil quer em políticas de ordenamento de território, quer no “cluster” do mar e mesmo na investigação em geral.

Como pensa interagir com os eleitores?
Ouvindo as suas angústias, ajudando-os a ser mais interventivos, e sobretudo sentar-me no meio deles de uma forma informal, para que se sintam à vontade para desabafarem os seus problemas… pois só quando tomamos consciência deles é que nos tornamos sensíveis para os ajudar. Quero que sintam que os irei defender contra os “adamastores”, restaurando a sua confiança na política. Quero olhá-los nos olhos e transmitir-lhes confiança e esperança!

Círculos pelos quais concorre:
Círculo do Porto
Círculo de Braga.

No Facebook: https://www.facebook.com/estela.joao
No Twitter:
Site pessoal ou blog:

Proponentes de Estela Costa