ee_ri

Partilhe esta candidatura nas redes sociais

Nome completo:
Elísio Guerreiro do Estanque

Data de nascimento:
2/12/1952

Naturalidade:
Messejana – Aljustrel

Nacionalidade:
Portuguesa

Apresentação pessoal

63 anos, casado, natural de Rio de Moinhos – Aljustrel/Beja. É sociólogo, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Foi ativista sindical e membro da UDP em 1974-76. Aos 16 anos iniciou atividade profissional em Lisboa, onde residiu e completou os seus estudos em 1985 (ISCTE-IUL). Nesse ano integrou a equipa do Centro de Estudos Sociais e a FEUC, fixando residência em Coimbra. Foi dirigente sindical como membro dos orgão diretivos do SNESup – Sindicato dos Professores do Ensino Superior. Fez parte da Direção da Associação Portuguesa de Sociologia. Foi militante do PS entre 1994 e 2013 e apoiante das candidaturas presidenciais de Manuel Alegre. Foi membro fundador do Movimento Cidadãos por Coimbra. Tem participado e atuado politicamente em diversas iniciativas do campo da esquerda e junto do mundo sindical.

Apresentação da candidatura
Revejo-me nos princípios e orientações que presidem ao Movimento Tempo de Avançar, tendo como principal objetivo reforçar a sua dinâmica interna e alargar a sua implantação no terreno nos distritos de Coimbra (onde resido há 30 anos) e de Beja (de onde sou natural). Perante a encruzilhada em que o nosso país se encontra e a indefinição das alternativas políticas que estão colocadas, é tempo de abrirmos um novo ciclo nos modos de intervenção na vida pública, promovendo uma renovação democrática na forma de fazer política, estimulando o envolvimento dos cidadãos e a criação de novas responsabilidades no exercício da cidadania ativa. Uma cidadania neste caso identificada com os valores e a tradição ideológica do campo da esquerda visando dinamizar o atual sistema político partidário. Embora conscientes das poderosas condicionantes impostas por estruturas, interesses e poderes (não legitimados democraticamente) na vertente transnacional, é tempo de quebrarmos as amarras da apatia e agirmos enquanto portugueses e europeus insatisfeitos com o atual “statu quo”. Porque nos candidatamos? Porque, como cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, pretendemos contribuir para: 1) uma maior eficácia e transparência das instituições e do poder democrático em todas as suas dimensões; 2) um projeto político que trave e inverta as atuais tendências, cujos principais responsáveis são os partidos do “arco do poder” que já deram sobejas provas da sua incapacidade; 3) projetar o país para os padrões de desenvolvimento que o 25 de Abril de 1974 prometeu; 4) combater os interesses instalados, que descredibilizam as instituições e instrumentalizam o Estado em vez de renová-lo e colocá-lo ao serviço dos cidadãos e da economia; 5) criar condições para uma saída da crise (económica, social e política) em que nos encontramos, dando a cara e lutando pela construção de uma efetiva alternativa política no campo da esquerda.

Áreas de intervenção preferenciais
Educação e ciência; Relações de trabalho e inovação empresarial; Emprego e Segurança Social; Políticas económicas; Políticas de juventude; Desigualdades sociais.

Como pensa interagir com os eleitores?
Através do email, telefone, contacto direto nas regiões onde possa deslocar-me. Indiretamente por via do meu blogue pessoal: http://elisioestanque.blogspot.pt/ ou do site do CES – http://www.ces.uc.pt/investigadores/cv/elisio_estanque.php Também por via dos sites abaixo indicados (Facebook, Twitter e blogues).

Círculos pelos quais concorre:
Círculo de Coimbra
Círculo de Beja

No Facebook: https://www.facebook.com/elisio.estanque
No Twitter: https://twitter.com/ElisioE
Site pessoal ou blog: http://http://elisioestanque.blogspot.pt/

Proponentes de Elísio Estanque