Maria Manuela Fernandes

Área programática: Saúde
As prioridades não vão ao encontro das necessidades do cidadão
Mudança de prioridade na intervenção politica em saúde: devemos prevenir doença e promover saúde em vez de tratar a doença. Financiar efetivamente a reforma dos cuidados de saúde primários. Melhorar a organização dos sistemas de oferta de serviços; discriminar positivamente os projetos inovadores em cuidados de saúde primários. Investir em estruturas de proximidade (fixas ou itinerantes). Investir na intervenção comunitária de forma sistemática e até tipificada a nível nacional. Alterar a porta de entrada no sistema: 1º Centros de saúde; 1º enfermeiros; Financiar os equipamentos que permitam a proximidade dos profissionais com o cidadão: Novas USF e viaturas que transportem os profissionais.

Área programática: Educação
Não existe educação dirigida à participação e cidadania
Introduzir disciplinas sobre “Intervenção politica e cidadania” devidamente adaptada aos vários estádios de aprendizagem.

Área programática: Cultura
Conceito tardiamente introduzido nas aprendizagens
Educação para a descoberta da Área programática: Cultura. Politica como Área programática: Cultura; segurança e Área programática: Cultura; saúde e Área programática: Cultura; economia e Área programática: Cultura: financiamento e Área programática: Cultura; arte não Área programática: Cultura…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *