Sérgio Ricardo Rodrigues De Almeida

Área programática: Educação
AEC (Atividades de enriquecimento curricular)
As AEC dentro da organização do sistema de ensino estão desconsideradas devido a vários fatores: – redução da sua carga horária; – redução do número de horas disponíveis para concurso/oferta de escola por parte dos professores (horários de muito pequenos); – precariedade imposta pelas entidades promotoras das AEC (falsos recibos verdes, em vez do respeito da legislação que impõe contrato de termo resolutivo respeitando o índice 126); redução das escolas em regime de horário duplo; – trabalho contratado para apenas 10 meses (Setembro a Junho). Soluções: – Reorganização do 1ºciclo para regime de pluridocência (inserindo no mesmo como disciplinas curriculares para as áreas de Expressões Plásticas, Inglês, Educação Física e Expressão Musical), juntamente com o Português, Matemática e estudo do meio; – Em alternativa à pluridocência as escolas deveriam de voltar ao regime de horário duplo. – As AEC deveriam ficar à responsabilidade de cada agrupamento de escolas.

Área programática: Educação
Organização do Sistema Educativo
– Redução do número de alunos por turma; Solução : 1ºciclo – até 18 alunos; 2º e 3º ciclo até 20 alunos; Secundário – máximo de 22 alunos. – Contratação dos docentes pela graduação profissional (média+tempo de serviço+avaliação); – Professores com três contratos anuais e completos passam diretamente para os quadros do ministério (salvo exceções injustas (Escolas TEIP e com Autonomia)). – Escolas privadas com contrato de associação devem ser sujeitas ao Concurso Nacional de Professores para preenchimento dos recursos humanos. Solução: -alteração às regras do concurso nacional de professores, bem como à legislação.

Área programática: Educação
Organização do Sistema Educativo
Criação e/ou aprofundamento de disciplinas de índole técnica desde o 2ºciclo até ao 3º ciclo (Eletricidade Mecânica e Carpintaria geral, Informática etc.) sendo que no ensino secundário podem seguir por estas áreas de uma forma mais intensa (Curso Profissional de Mecânica, etc.). As disciplinas de caráter geral e específico devem manter a sua carga horária atual ou mesmo aumentada conforme os casos; Aproximação do ensino profissional ao ensino geral (fim do ensino por módulos). Acabar com a burocracia; Fim dos Mega Agrupamentos; Formação certificada e contínua grátis para o pessoal docente não docente; Aulas de 60 minutos (exceto disciplinas práticas que poderão ser de 90 ou 120 minutos);

Boa Sorte!!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *