Adam Standring

Área programática: Justiça, Estado e Administração Pública
Como os politicos podem ser mais responsáveis ao público (sistema eleitoral)?
Um dos princípios mais importantes da democracia é a responsabilidade dos deputados eleitos relativamente aos seus eleitores. Atualmente, em Portugal, devido ao seu sistema eleitoral, os deputados respondem, em primeiro linha, ao partido que os coloca na lista. Portugal deve instituir, prioritariamente, uma reforma do sistema eleitoral que crie círculos eleitorais mais pequenos e uma representação democrática direta. Cada cidadão Português deve ser capaz de identificar e de aceder ao seu próprio representante parlamentar e de votar diretamente neste representante.

Área programática: Justiça, Estado e Administração Pública
Como os politicos podem ser mais responsáveis ao público (a selecção)?
Atualmente os partidos políticos portugueses detêm um monopólio sobre a seleção dos candidatos a cargos políticos, através de métodos fechadas e secretos. Este sistema recompensa a fidelidade partidária sobre a dissidência e, em última instância, sobre a representação do povo. Cada partido ou círculo eleitoral deve selecionar seus candidatos através de uma eleição primária (aberta ou fechada) em que todos os candidatos potenciais e os seus pontos de vista sejam divulgados.

Área programática: Justiça, Estado e Administração Pública
Como os politicos podem ser mais responsáveis ao público (a representação)?
Os políticos eleitos são os representantes diretos do povo e este princípio deve ser afirmado em todo o sistema político Português. Como tal, os políticos eleitos devem reunir-se regularmente com os seus constituintes para ouvir as suas preocupações, tanto através de reuniões públicas como através de reuniões individuais. As atividades dos deputados, tanto externas como internas para os trabalhos parlamentares, devem ser monitorizadas e mais claramente apresentadas ao público de forma objectiva, informativa e comparável para que o público possa melhor avaliar o desempenho de seus representantes.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *