Vasco Soares

Área programática: Políticas redistributivas
Fim das deduções à colecta fiscal
Por uma questão de justiça e equidade fiscal, as deduções à colecta só têm utilidade para quem tem conhecimento das mesmas. Tendencialmente quem tem mais conhecimento são as classes com maiores níveis de ensino e maiores rendimentos. Seria uma boa fonte de aumento de receita fiscal, ou de isentar os escalões de menores rendimentos de forma a aumentar o rendimento disponível destes escalões, provocando o aumento da procura interna.

Área programática: Política económica e coesão territorial
Investimento público em Lares de Idosos
A falta de resposta do Estado a nível de camas em lares de idosos provoca um gasto excessivo na ocupação de camas hospitalares, e de cuidados continuados ambas com custos elevados. Deveria ser realizado um grande projecto de investimento público em cooperação com as autarquias para desenvolver a capacidade de camas de lares de idosos.

Área programática: Política Externa, Europa e Defesa
Renegociação da Dívida Pública com o BCE
A insustentabilidade da Dívida Pública associada ao Tratado Orçamental obriga a uma renegociação da Dívida Pública com o BCE sobre o valor acima do definido pelo tratado de maastricht (60%). Porque este problema foi criado pela má arquitectura do EURO e pela má gestão da crise pelo Banco Central Europeu, este deveria ser chamado a uma renegociação da parte que está sobre o seu controlo (cerca de 50%), seja através dos prazos, das taxas ou até mesmo sobre o valor nominal. Deve-se deixar de fora todos os outros detentores de dívida pública.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *