Álvaro Fernandes

Área programática: Trabalho, proteção e segurança social
Rendimento Mínimo de Inserção e Luta contra a Pobreza
É necessário: 1. proteger para requalificar, integrar e capacitar de modo a integrar os cidadãos a nível laboral com direitos que contribuam para o sistema de segurança social e para sua proteção e de outros; 2- É necessário integrar as pessoas num ciclo de vida com direitos. Proposta rendimento mínimo para as famílias com filhos e pessoas isolada que ficaram sem capacidade de proteção para que possam integrar pogramas de educação, formação e capacitação, e assim possam integrar os ciclos de usufruto de direitos e de deveres.

Área programática: Construção de propostas de âmbito local
As Autqrquias locais: regras de governação, participação e transparência
As autarquias vão ser cada vez mais ser chamadas a gerir mais competências e mais complexas. O caciquismo e clientelismo, têm marcado a má gestão, corrupção e ineficácia e os maus investimentos das autarquias. É preciso um novo quadro legal para as autarquias que englobe: competências; compatibilidades e incompatibilidades, transparência, apresentação e demonstração de resultados a nível local e nacional; reforçar a possibilidade de listas independentes; redefinir o quadro de responsabilidades, competências e de operacionalidade dos serviço técnicos autárquicos.

Área programática: Educação
Educação e Formação de Adultos
É necessário requalificar e reestruturar o que era o Sistema Nacional de Validação, Certificação de Competências e de Educação ao Longo da Vida. . Avaliar o sistema que foi criado há cerca de 7 anos atrás,; . Redefinir a rede e os agentes certificados; . Articular melhor com o mercado de trabalho e com sistema educativo . Clarificar junto dos cidadão os objetivos e os resultados deste tipo de sistema:

A situação dos nosso deficits educativos formativos a este nível em todos os quadros comparativos bem como, o reflexo no tecido económico e social dos País são por demos sabidos e evidentes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *